Atividades de matemática do 1º ao 5º ano 

A introdução ao ensino do Desenho Geométrico pode ser vista com receio por muitos pais e educadores, mas tem características essenciais para o aprendizado do estudante que está começando sua vida acadêmica. Essa área contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia do aprendiz nesta disciplina ao longo dos anos, principalmente nos conteúdos de matemática do 1º ao 5º ano.

O material do Sistema Etapa oferece esse conteúdo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando, por meio da curiosidade, da manipulação de materiais, da solução de problemas e construção de modelos, a motivação do aluno para realizar construções geométricas é trabalhada de forma independente a longo prazo. 

Assista ao vídeo exclusivo do Sistema Etapa e conheça algumas atividades que podem ser implementadas dentro de matemática do 1º ao 5º ano  para que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para resolver as questões relacionadas ao desenho geométrico. 

Maria Carolina Maldonado
Professora de matemática

Matemática na BNCC  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo oferecer direcionamento para um currículo escolar unificado para todo o país. No ensino de Matemática, de acordo com o texto, o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. 

O letramento matemático é “definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas”, detalha a BNCC. 

Além de compreender as fórmulas matemáticas, os objetivos previstos para a matemática no ensino fundamental são o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, criar um incentivo ao espírito de investigação e fomentar a capacidade de produzir argumentos convincentes, por meio de demonstrações matemáticas. 

A BNCC ainda divide o currículo entre Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, e Ensino Fundamental – Anos Finais, do 6º ao 9º ano. Cada etapa conta uma série de conhecimentos que devem ser desenvolvidos e que serão utilizados para a construção do saber matemática nas próximas fases. 

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!