formação continuada para professores

De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 1/2020, a formação continuada para professores é “entendida como componente essencial da sua profissionalização, na condição de agentes formativos de conhecimentos e culturas, bem como orientadores de seus educandos nas trilhas da aprendizagem, para a constituição de competências, visando o complexo desempenho da sua prática social e da qualificação para o trabalho”. 

Por conta disso, o assunto se tornou ainda mais relevante dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda que os professores possam buscar de forma autônoma esse conhecimento, as escolas também podem facilitar esse processo e oferecer meios para que os docentes sigam se atualizando. 

Mas o que significa ter uma formação continuada para professores?

Para poderem lecionar, os professores recebem uma formação com o referencial necessário para essa atividade , contudo, esse aprendizado cresce e se consolida quando é constantemente renovado e revisado, para garantir sua atualidade e relevância. 

Nesse sentido, a formação continuada para professores propõe um processo ininterrupto de atualização do seu repertório,  indo além da formação inicial. Assim como a escola é um espaço para a construção de conhecimento dos estudantes, o mesmo deve ser feito por quem conduz as aulas.  Ainda que seu papel seja o de ensinar, um educador também deve ser um eterno aprendiz. 

Essa abordagem traz uma série de benefícios para as instituições de ensino, principalmente fazendo com que a equipe pedagógica se mantenha atualizada com novas práticas de ensino e tendências educacionais. Somadas a outras práticas de gestão escolar, a renovação contínua dos conhecimentos dos professores também potencializa o processo de ensino-aprendizagem para os estudantes. 

Benefícios da formação contínua

Como citado anteriormente, a principal relevância da  formação continuada para professores é mantê-los sempre atualizados das melhores práticas pedagógicas e garantir o nível de qualidade do ensino prestado, aproveitando o melhor das novidades e tendências do mundo educacional. 

Mas esse processo também traz alguns outros pontos positivos, como:

  • Aprimoramento da didática do professor;
  • Ganho em dinamismo dentro da sala de aula;
  • Conteúdo sempre atualizado para os alunos;
  • Clareza em relação aos pontos de melhoria no processo pedagógico;
  • Estímulo ao engajamento no ambiente escolar;

Tudo isso converge para um melhor aproveitamento do tempo em sala de aula pelos estudantes, potencializando o processo de aprendizagem e as chances de ingressar no ensino superior. Tudo isso forma um quadro que permite à escola ser reconhecida pela qualidade do ensino prestado, destacando-se em seu meio. 

Como aplicar na sua escola

Com o propósito de renovar  os educadores das escolas parceiras, o Sistema Etapa realiza os Encontros de Atualização para Professores, evento anual que oferece trocas de informações, palestras com especialistas em diversas temáticas e orientações que contribuem com o trabalho dos gestores e professores nas instituições de ensino. 

Dentro da formação continuada para professores, os participantes compartilham novas ideias e discussões do mundo educacional, trocam informações sobre o material didático, além de aprender com grandes palestrantes que contribuem com o trabalho cotidiano da sala de aula. O conteúdo leva em consideração todas as fases de ensino, desde a Educação Infantil,  Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais até o Ensino Médio. 

Por meio dessa parceria, as escolas investem na qualidade dos professores e dos serviços prestados, desenvolvem seu corpo docente e alcançam um posicionamento de marca mais forte e atrativo.

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola? 

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais