alfabetização

Dentro do processo educacional, a alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, tanto cognitivo quanto intelectual. Inclusive, os dois conceitos devem andar juntos, principalmente por se tratarem de habilidades diferentes.


A alfabetização, por exemplo, envolve o reconhecimento das letras e das palavras, já o letramento engloba a compreensão, interpretação e uso eficaz da linguagem escrita no contexto social. 

Tendo isso em vista, é preciso que os educadores e as instituições de ensino pensem em ações para aprimorar o processo de alfabetização e letramento das crianças. Para auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas importantes!

1 – Trabalhe o lúdico como aliado da alfabetização e letramento

Para que a alfabetização e o letramento sejam feitos corretamente, é preciso que haja o conhecimento e a familiarização com as letras. E trabalhar isso com as crianças pode ser bem divertido e satisfatório.

Para gerar esse reconhecimento, é possível apostar em atividades sensoriais e lúdicas, que poderão transformar esse entendimento, até então abstrato, em algo simples e fácil.

A Assessora Pedagógica do Sistema Etapa, Crislaine Costa, explica sobre algumas atividades que são possíveis nestes momentos: 

“O professor pode trabalhar com listas de supermercado, por exemplo, analisando e contextualizando a escrita das palavras com o auxílio das ilustrações, desta forma é possível trabalhar a interdisciplinaridade, unindo a alfabetização, o letramento e conceitos matemáticos. Outra sugestão são as produções em grupo, muito pedidas pelos próprios alunos. O professor pode confeccionar com a turma jogos ou brincadeiras e, após as discussões, elaborar um manual de instruções de como brincar ou jogar. Ao apresentar atividades de leitura e escrita que se relacionem com a vida dos alunos, seus interesses e experiências tornam o aprendizado mais relevante e engajador.”

Aliado ao processo lúdico, você também pode utilizar livros e filmes que reforcem tudo o que foi aprendido em sala de aula, fazendo com que os alunos consigam criar conexões entre a sala de aula e a ficção. 

2 – Que tal utilizar jogos para a alfabetização e o letramento?

Muitas pessoas associam gamificação à tecnologia, porém isso não é uma verdade absoluta, já que o termo está mais ligado ao fato de utilizar didáticas de jogos no cenário educacional.

Com essas ações, as crianças conseguem adquirir mais consciência fonêmica e compreensão da linguagem. Além disso, os jogos são simples, divertidos e interativos, facilitando bastante o entendimento das crianças.

Algumas opções de brincadeiras são: encontrar objetos com a letra que o professor falar; trabalhar com rimas e incentivar os alunos a encontrarem palavras do tipo; utilizar músicas para que a memorização e entendimento sejam facilitados. 

3 – Valorize os esforços dos estudantes 

Valorize cada pequena conquista dos alunos, isso faz com que eles fiquem motivados e incentivados a continuar aprendendo, demonstrando assim mais interesse nas atividades que englobam alfabetização e letramento.

Crislaine Costa explica mais sobre a importância dessa ação para os alunos:

“Quando os talentos individuais são reconhecidos, os alunos desenvolvem uma sensação de realização pessoal. Isso fortalece sua autoconfiança, estimula a persistência diante dos desafios e alimenta uma motivação interna para melhorar continuamente. O reconhecimento não apenas valida o empenho da criança, mas também cria um ambiente de aprendizado positivo, onde os alunos se sentem encorajados a aprimorar continuamente suas habilidades de leitura e escrita.”

Para auxiliar nesta ação, você pode reservar um espaço para mostrar os primeiros trabalhos e esforços de escrita dos alunos, como uma amostra para pais e responsáveis. 

alfabetização

Considerações finais

No geral, as dicas citadas são importantes para aprimorar a alfabetização e o letramento. Desse modo, ao combinar atividades envolventes, estímulo à leitura e escrita e uso de recursos variados, é possível preparar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. 

Investir nesses métodos não apenas fortalece suas bases educacionais, mas também desperta o gosto pelo aprendizado ao longo da vida.

Quer saber mais sobre esse tema? Clique AQUI e acompanhe o webinar que foi realizado na quinta-feira, dia 21 de setembro.