Uma parceria de sucesso é constituída por diferentes aspectos, por exemplo, compromisso, pontualidade, organização, respeito com o parceiro, mas, principalmente, o esforço e a dedicação das partes envolvidas. Pensando nisso, o Sistema Etapa trabalha incansavelmente para criar vínculos sinceros, duradouros e positivos com todas as escolas parceiras.
Neste mês de Julho, convidamos mantenedores para falarem mais sobre os detalhes da junção entre Colégio e Sistema. Nossa primeira convidada do ‘Fala aí, parceiro!’ é a Coordenadora Administrativa e Mantenedora do Colégio Anjo da Guarda São Rafael, localizado em Taquaritinga/SP, Maria da Penha Pereira Tesche.
Confira as perguntas feitas e as respostas concedidas pela nossa parceira:
1 – Há quanto tempo a sua escola é parceira do Sistema Etapa?
Nosso primeiro contrato foi assinado em novembro/93, para início da primeira turma do Ensino Médio, que se formou em 1996.
2 – Qual foi a motivação para que essa parceria tivesse início?
Foi a necessidade da cidade ter uma escola de qualidade. Na época muitos adolescentes estudavam o ensino médio em cidades vizinhas (Jaboticabal e Ribeirão Preto).
3 – Como foi a inserção da parceria para a escola, colaboradores e alunos?
No começo, confesso que houve uma resistência por parte dos professores, até então adaptados aos livros didáticos (com respostas prontas), o que fez a implantação ser meio tumultuada. À medida que outras séries foram sendo implantadas e a coordenação já estava adaptada ao novo sistema, tivemos a certeza de ter feito a escolha certa.
4 – Quais benefícios foram sentidos depois que o seu colégio passou a contar com o sistema de ensino?
Considero, principalmente, a necessidade do professor estar constantemente estudando e se atualizando.
5 – Qual o diferencial que você enxerga no Sistema Etapa frente aos outros concorrentes?
Autonomia e respeito na forma de trabalho como cada uma das escolas.
6 – Como a proposta de Espiral Crescente é importante para o desenvolvimento dos alunos?
Acredito que os conteúdos serem vistos e revistos é muito importante para a fixação e compreensão por parte dos estudantes, já que ajuda o aluno a transformar conteúdo em informação.
7 – Dentre todas as ações disponibilizadas pelo Sistema, qual ou quais você considera as mais importantes para a sua instituição de ensino?
A atualização e o acompanhamento das mudanças da escola e do ensinar como um todo.
8 – Como a formação pedagógica auxilia no desenvolvimento de todo o time de mestres da escola?
A orientação pedagógica é importante para trazer um norte de como abordar o conteúdo da apostila. Como o professor, muitas vezes, tem acesso apenas ao conteúdo de seu ciclo, não compreende a sistemicidade do ensino em espiral que já ocorreu em outros ciclos anteriores, e não compreende completamente o que o aluno já adquiriu previamente. Neste caso, a orientação pedagógica traz o que o professor deve enfatizar, além do tempo que deve ser gasto em cada assunto. (pergunta respondida com o apoio da Coordenadora do Ensino Médio)
9 – Pensando a longo prazo, quais outros resultados são esperados dessa parceria com o Sistema Etapa?
Espero que nos ajudem a trazer novamente “garra” para nossos alunos e uma parceria responsável com as famílias. Isso porque, a tecnologia e a pandemia mudaram muito o aluno que temos hoje dentro das salas de aula.
10 – Se você pudesse descrever essa parceria em uma frase, qual seria?
Tom Jobim e Elis Regina em ‘Águas de Março’.
Assim como com a Maria da Penha Pereira Tesche, do Colégio Anjo da Guarda São Rafael, o Sistema Etapa trabalha para que todo parceiro tenha essa mesma visão sobre todo o serviço prestado.
A cada dia trabalhamos para aprimorar e melhorar cada um dos nossos processos. Sempre com o foco máximo de continuarmos entregando uma educação de alto nível para os estudantes e uma gestão de qualidade para cada parceiro!