Ao pedir que você elenque as principais áreas de uma escola, provavelmente você me responderia: coordenação, pedagógico, diretoria, secretaria…E essas são sim áreas muito importantes, porém existe mais uma capaz de fazer uma grande diferença no dia a dia escolar, que é o atendimento ao cliente.
Isso porque, quando essa área conta com um canal de comunicação bem estabelecido, rápido e eficiente, ela se torna um fator determinante na retenção de alunos, no processo de rematrículas e, inclusive, na campanha de matrículas. Afinal, o atendimento é como a primeira impressão que a sua escola vai passar.
Em contrapartida, quando a área de atendimento não é bem estruturada, ela pode sofrer com diversas questões, por exemplo:
- Demora na resposta;
- Burocracia excessiva;
- Clientes sem retorno;
- Impedimento de novas matrículas;
- Saída de alunos que já são da escola;
- Falta de confiança por parte dos pais e responsáveis;
- Baixa receita mensal e anual.
Desse modo, é necessário que os funcionários que estão à frente da área trabalhem de forma organizada, ágil e eficaz, evitando respostas muito demoradas ou vagas. Além disso, é necessário que o canal de comunicação seja aberto e fácil de ser encontrado, gerando uma satisfação maior por parte dos clientes.
Mas não é só isso, uma boa área de atendimento escolar é composta por diversas outras ações, que precisam de atenção e cuidado para serem executadas com assertividade. E para falar mais sobre esse tema, convidamos a Gerente das áreas de Atendimento e Administrativo, Graziele Vegas.
Como ficou claro no texto e no vídeo, um bom atendimento escolar é essencial para o sucesso de uma instituição, principalmente quando falamos sobre o setor educacional e os alunos da escola.
Desse modo, investir nessa área não é apenas um luxo, mas sim um diferencial que precisa acontecer, principalmente para a prospecção e retenção de estudantes.