Apesar de ser uma das competições mais recentes a figurar no circuito mundial das olimpíadas científicas, a IBO (International Biology Olympiad), já é considerada como uma das principais disputas acadêmicas para jovens no mundo. Em 2025, a IBO alcançará a sua 36ª edição e, hoje, você vai ficar por dentro de tudo o que é necessário para entender essa competição!
Este será o nosso 6º artigo da série Olimpíadas Científicas no blog do Sistema Etapa. Anteriormente, falamos sobre outras competições de prestígio, como a IPhO (Olimpíada Internacional de Física), a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), além de um resumo geral contando a origem dessas olimpíadas. Para saber mais, basta acessar algum dos links abaixo:
- Olimpíadas Científicas: o que são, qual sua origem e as principais competições internacionais
- IMO – Olimpíada Internacional de Matemática: o que é e como participar
- IPhO – Tudo o que você precisa saber sobre a Olimpíada Internacional de Física
O que é a IBO – Olimpíada Internacional de Biologia?
A Olimpíada Internacional de Biologia, conhecida mundialmente por sua sigla em inglês IBO (International Biology Olympiad), é uma competição que reúne estudantes do ensino médio apaixonados pela biologia e suas áreas correlatas. Comparada às outras olimpíadas científicas mais tradicionais (como a IMO e a IPhO), a IBO é uma das competições mais recentes, com pouco menos de 40 anos.
Sua primeira edição foi realizada na cidade de Olomouc, na antiga Tchecoslováquia, em 1990 e contou com a participação de apenas seis países. Hoje, um número impensável, considerando que a última edição, sediada em Astana, no Cazaquistão, contou com quase 300 estudantes de 74 países diferentes.
Como funciona a competição na IBO?
A avaliação na IBO é composta de quatro provas práticas e duas provas teóricas. Os alunos contam com no máximo 1h30 para cada exame. Em todo o evento, são abordados temas como Ecologia, Botânica, Zoologia e Biologia Molecular.
As avaliações práticas incluem atividades laboratoriais como dissecção, eletroforese, preparação de lâminas para microscopia, entre outros, e contabilizam até metade da nota máxima no total. Já as provas teóricas consistem em 50 questões objetivas, com assuntos de diversas áreas da biologia. Assim como as provas práticas, elas são disponibilizadas no idioma de cada país, e valem até metade da nota máxima no total.
Como é feita a premiação na IBO?
O sistema de premiação na Olimpíada Internacional de Biologia é feito de uma forma similar às outras olimpíadas científicas, premiando alunos de acordo com um ranking baseado nas notas individuais de cada aluno. Essa classificação acontece da seguinte forma:
- Medalha de Ouro para os 10% melhores
- Medalha de Prata para os 20% melhores
- Medalha de Bronze para os 30% melhores
Isso significa que 60% dos alunos que participam da IBO recebem algum tipo de medalha.
Quem são os maiores vencedores da IBO?
Seguindo os mesmos moldes de outras olimpíadas acadêmicas, a IBO não possui um país vencedor do torneio na edição, voltando seu foco exclusivamente ao desempenho do aluno, independente da sua nacionalidade.
No entanto, é possível analisar o desempenho dos países com base nos resultados das edições mais recentes. De acordo com informações disponíveis, elencamos os 5 melhores países com melhor desempenho em termos de medalhas de ouro nos últimos 10 anos (2015-2024):
1º Taiwan: 34 medalhas de ouro;
2º China: 33 medalhas de ouro;
3º Singapura: 26 medalhas de ouro;
4º Estados Unidos: 24 medalhas de ouro;
5º Rússia: 22 medalhas de ouro.
O Brasil participa da IBO desde 2005, mesmo ano em que foi realizada a primeira Olimpíada Brasileira de Biologia. Desde então, os estudantes brasileiros têm se destacado, alcançando frequentemente o melhor resultado entre os países ibero-americanos. Na última edição, o Sistema Etapa teve como representante os alunos Caroline Ayumi Okumura e Henrique Pongelupp Oliveira – vencedor da medalha de prata.
Quando será a próxima edição da IBO?
A próxima edição da Olimpíada Internacional de Biologia será na Cidade Vilnius, localizada na Lituânia. O evento acontecerá entre os dias 12 e 19 de julho de 2026.
Como participar da Olimpíada Internacional de Biologia?
A seleção para o IBO é feita através das olimpíadas nacionais de biologia de cada país. Isso significa que, no Brasil, os classificados são decididos conforme o seu desempenho na OBB – Olimpíada Brasileira de Biologia.
A OBB é organizada anualmente pelo Instituto Butantã e reúne mais de 30 mil estudantes do ensino médio por competição. O critério classificatório é feito da seguinte forma, de acordo com a classificação dos alunos após a 3ª fase:
- Os quatro primeiros colocados serão os representantes nacionais na IBO;
- Os alunos do quinto ao oitavo lugar serão selecionados para representar o Brasil na OIAB (Olimpíada Ibero-Americana de Biologia)
- Os alunos no nono e décimo lugar são escolhidos como suplentes, no caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.
O Sistema ETAPA de ensino reconhece o valor das olimpíadas científicas
A participação de um estudante em uma olimpíada científica oferece benefícios para todos os envolvidos – incluindo a escola! No caso do aluno, além de um enorme destaque no currículo, conquistar uma medalha pode representar também a abertura de portas no futuro, já que muitas universidades conceituadas em todo o mundo reservam bolsas de estudo integrais para medalhistas.
Para o colégio, ter um aluno participante de uma olimpíada científica internacional é um atestado da qualidade do seu ensino, além de ser um enorme atrativo para pais que não medem esforços para investir na educação dos seus filhos em prol de um futuro de sucesso. Por isso, no Sistema Etapa, contamos com materiais complementares que estimulam a cultura olímpica entre os jovens, e organizamos eventos, como a Olimpíada do Sistema Etapa, que promove o reconhecimento do trabalho de colégios parceiros, e a Olimpíada do Conhecimento Etapa, aberta para escolas públicas e particulares em todo o Brasil. Para saber mais, confira um conteúdo completo sobre a OCE clicando no link abaixo: