Ensino híbrido: Uma nova realidade
Desde 2020, impulsionado pelas restrições da pandemia do coronavírus, o ensino híbrido tem ganhado cada vez mais força dentro do ambiente escolar. A suspensão das aulas presenciais no início da pandemia fez com que as escolas acelerassem a adaptação para outros modelos e dinâmicas de ensino.
O ensino híbrido é a modalidade de aprendizagem que une aulas presenciais e aà distância, sendo que a última pode ser dividida em duas modalidades: aulas síncronas (em que professor e alunos participam via videoconferência, em tempo real), ou assíncronas (quando o professor disponibiliza aulas gravadas). As aulas híbridas têm sido capazes de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mesmo fora do ambiente escolar. Contudo, essa possibilidade de ensino deve se manter em algumas instituições no futuro, seja de forma pontual ou contínua.
Neste modelo, cada docente pode encontrar sua própria maneira de conduzir os estudantes para um melhor aproveitamento das aulas, mas a troca de experiências é sempre valiosa e favorece o surgimento de melhores práticas de ensino, além de ajudar a reter a atenção durante a aula.
Entendo as possibilidades mais a fundo
Essa adaptação foi fundamental para que os estudantes não perdessem conteúdo escolar e também serviu como uma introdução ao ensino híbrido, já usado no ensino superior antes mesmo da pandemia. Porém, os desafios na educação básica passam por diversos fatores, a começar pela dificuldade natural dos alunos em dedicar atenção às vídeo-aulas.
Neste podcast do Sistema Etapa, o professor Edmilson Motta fala das possibilidades desse tipo de ensino e como ele pode ajudar as escolas a terem mais destaque, com recursos que complementam a educação e garantem feedbacks positivos de pais e alunos.
Duração do áudio: 5 minutos.
Professor Edmilson Motta
Coordenador geral do Grupo Etapa
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