Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Todos pela Educação, entre 2019 e 2021 houve um aumento de 66,3% no número de crianças, entre 6 e 7 anos, que não sabiam ler e escrever no Brasil. De forma mais direta, o número passou de 1,4 milhão para 2,4 milhões em três anos.
Porém, a Lei prevê que: ‘A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho…’
Dessa forma, a alfabetização e o letramento são preocupações necessárias para os profissionais da área educacional e para as instituições de ensino. Crislaine Costa, Assessora Pedagógica do Sistema Etapa, explica mais sobre a importância de trabalhar essas ações corretamente em sala de aula:
“Trabalhar corretamente a alfabetização e o letramento em sala de aula é de extrema importância, pois esses são os alicerces fundamentais para o desenvolvimento educacional e cognitivo dos alunos. Ambos os conceitos são capazes de auxiliar o aluno no processo, já que a alfabetização abrange as bases da linguagem escrita, enquanto o letramento vai além, permitindo uma aplicação eficaz da leitura e escrita em contextos sociais. Ao integrar a alfabetização e o letramento, os alunos não apenas adquirem as habilidades básicas de leitura e escrita, mas também aprendem a aplicá-las de forma significativa em diversas situações da vida.”
Sem dúvidas, tanto a alfabetização quanto o letramento são importantes para o desenvolvimento das crianças. Porém, será que você sabe a diferença entre os conceitos, bem como a importância individual deles?
Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
Os dois termos podem gerar uma certa confusão, principalmente por algumas pessoas acreditarem que eles têm o mesmo significado. Entretanto, uma criança alfabetizada nem sempre é letrada.
Isso porque a alfabetização se trata apenas de aprender a leitura e a escrita, enquanto o letramento implica em fazer um uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.
Inclusive, ainda sobre a alfabetização, em alguns casos a pessoa pode enfrentar o analfabetismo funcional, que é quando, mesmo sabendo ler e escrever, ela é incapaz de interpretar textos de forma mais aprofundada, por exemplo.
Como trabalhar as ações no ensino das crianças?
Tendo em vista o que foi dito acima, ficou claro que a alfabetização e o letramento devem andar de mãos dadas, principalmente para que o pleno desenvolvimento do aluno seja alcançado. Mas como fazer isso corretamente? É o que explica Crislaine Costa:
“A escola desempenha um papel fundamental na alfabetização das crianças, por isso o professor precisa considerar a cultura e o ritmo de desenvolvimento de cada aluno para compreender esses processos. O estímulo a leitura é a principal ferramenta quando pensamos em estimular o letramento, mas importante reforçar que o professor não pode restringir o processo de alfabetização na escrita de palavras simples ou pequenos textos, mas deve oportunizar vivências nas quais os alunos tenham contato com diversos portadores textuais, desta forma irão desenvolver habilidades de letramento mais abrangentes, trabalhando não só a escrita mas também a interpretação e uso da linguagem escrita em uma variedade de contextos.”
A alfabetização e o letramento devem ser um processo contínuo, que passa por toda a jornada acadêmica do estudante. Dessa forma, é preciso trabalhar a introdução do tema, o nível mais básico, a consolidação do que foi ensinado e, claro, a ampliação dos conhecimentos.
Então, para que todas as fases sejam atendidas corretamente, o ensinamento deve ir desde a Educação Infantil até o fim do Ensino Fundamental, para que o estudante esteja apto a enfrentar as próximas etapas educacionais.
Conclusão
De maneira geral, ficou percebido que a alfabetização e o letramento auxiliam no desenvolvimento da comunicação, das ideias, dos pensamentos e do convívio social das crianças. Ou seja, é dever das instituições oferecer um ensino de qualidade para todos.
Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz uma gama de aprendizagens que todos os alunos devem desenvolver ao longo da jornada da Educação Básica. Ademais, é previsto que o letramento deve permear todo o ciclo de aprendizagem.
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