metas

“Segundo o dicionário, meta significa “aquilo que se pretende alcançar”. No campo da gestão, o conceito de meta não fica longe disso. Em termos gerais, as metas são traçadas de forma numérica, permitindo assim que os parâmetros em questão possam ser mensurados e comparados com o planejamento. A adoção de metas numéricas ainda é pouco disseminada no mercado educacional, que muitas vezes ainda trabalha com objetivos de mensuração subjetiva.”


É o que o economista Fernando Barão explica sobre a definição do termo ‘meta’.  Ou seja, é essencial trabalhar com uma estratégia bem definida, principalmente para ajudar a instituição a crescer, aumentar os clientes, lucrar, se destacar da concorrência e, até mesmo, manter as despesas organizadas.

Entretanto, mesmo com a clara importância de ter metas bem definidas, esse ainda é um desafio para muitas instituições de ensino, como também foi tratado pelo especialista. Desse modo, antes de definir uma meta, é preciso entender mais sobre o conceito, a importância e outros detalhes.

O que engloba uma boa definição de metas?

Diversos aspectos estão envolvidos em uma boa definição de metas, porém entre os principais estão os recursos essenciais para o funcionamento da sua instituição, por exemplo, pessoas, tempo e dinheiro.

Ao unir esses aspectos no fechamento das metas, é possível facilitar a execução das ações, bem como o envolvimento dos colaboradores. Mas é claro que estes não são os únicos aspectos, existem outros, conforme explica Fernando Barão:

“Como vimos, as metas em geral são quantitativas. Em se tratando de uma escola, as mais comuns são lucro, número de alunos e caixa. Parâmetros pedagógicos também podem virar metas, como posição da escola em avaliações externas. Notem que esse exemplo pedagógico é mais qualitativo do que quantitativo; apesar disso, é fundamental que seja mensurado de forma quantitativa – exemplo: minha escola tem a meta de estar entre as 5 melhores da região na avaliação “X” no prazo de “Y” anos.”

De toda forma, metas bem definidas fazem com que a instituição seja mais organizada, com colaboradores entendidos de suas funções e com resultados alcançados mais frequentemente.

Qual a importância de estipular metas?

As metas servem para que seja possível entender o que a instituição planeja para o futuro, assim como qual será o caminho para chegar ao resultado. Para isso, é preciso trabalhar o gerenciamento delas, visando entender o que já foi feito e o que ainda falta, evitando imprevistos ou resultados destoantes do esperado.

Ademais, metas bem estipuladas definem direções claras e mensuráveis. De forma resumida, elas funcionam como pontos de referência que ajudam a orientar e direcionar esforços, fornecendo um senso de propósito. 

Podemos sentir a importância de uma gestão bem estruturada nos seguintes pontos: fornecimento de senso de foco e motivação; colaboradores mais engajados e dedicados em prol de um propósito concreto; obtenção de um meio de avaliação e monitoramento de progresso; entre outros pontos.

Ou seja, tudo o que foi citado permite que ajustes e correções sejam feitos, se necessário, visando que o foco final seja atingido. Além disso, as prioridades são vistas e entendidas com mais clareza.

metas

Considerações finais

Em resumo, estipular metas é crucial para o planejamento estratégico, a motivação, o monitoramento do progresso da instituição e a comunicação eficaz, já que elas fornecem um senso de propósito e guiam as ações.

Por fim, ao estabelecer metas para 2024, é possível direcionar esforços e recursos de forma eficiente, visando fornecer uma educação de qualidade e os melhores resultados possíveis para todos os envolvidos.

*Para saber mais sobre este tema, acesse e acompanhe AQUI o webinar da última quarta-feira (16/8).