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A literatura brasileira é uma fonte de conhecimento e de entretenimento para todos os públicos, trabalhando como um estímulo à criatividade, um refúgio emocional, uma ferramenta para ampliar o desenvolvimento da linguagem e dos textos e, por fim, uma forma de garantir a reflexão e o autoconhecimento, já que aborda, muitas vezes, questões profundas.


Todos esses aspectos são extremamente valiosos, ainda mais quando pensamos em um público jovem, por exemplo, os estudantes do Ensino Médio, que estão em uma fase de grandes decisões e descobertas tanto em sua vida pessoal quanto na acadêmica. 

Desse modo, é interessante gerar uma diversificação nos textos literários que são apresentados aos estudantes, principalmente para que eles tenham contato com diferentes gêneros, modos de escrita e autores. Claudia Ramalho, Assessora Pedagógica do Sistema Etapa explica mais sobre a importância dessa diversidade de conteúdos:

“Ter livros diferentes no Ensino Médio é importante para os jovens porque eles aprendem sobre variadas culturas, têm novas experiências e veem o mundo de forma mais ampla. Também ajuda na leitura e interpretação, tornando-os leitores críticos. Com autores variados, eles encontram modelos literários com os quais se identificam, o que aumenta o interesse pela leitura e escrita. A diversidade de textos também ajuda a melhorar o vocabulário, a escrita e o conhecimento sobre temas diversos. Além disso, isso estimula o pensamento crítico, a criatividade e a expressão individual. Ao refletir sobre diferentes obras, os jovens desenvolvem a capacidade de argumentar. Resumindo, ter livros diferentes no Ensino Médio ajuda no desenvolvimento dos jovens, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a formação de cidadãos conscientes.”

Como visto, trabalhar a literatura em sala de aula é uma forma de inserir os alunos em um universo de encantamento, no qual ele pode se descobrir, reconhecer e encontrar. Por isso, entenda mais sobre como funciona a aplicação da literatura brasileira no Ensino Médio.

Pontos importantes da literatura brasileira no Ensino Médio

Nesta fase da vida acadêmica, é importante que os estudantes conheçam mais sobre os gêneros textuais, os períodos literários, os autores e os estilos de escrita, principalmente pensando nos grandes vestibulares e exames. 

Abordando alguns dos pontos anteriores, o primeiro que deve ser tratado é sobre os períodos literários, que são:

  • Quinhentismo;
  • Barroco;
  • Arcadismo;
  • Romantismo;
  • Realismo/Naturalismo;
  • Parnasianismo;
  • Pré-modernismo;
  • Modernismo;
  • Pós-modernismo.

Agora falando sobre os autores brasileiros mais marcantes, é possível citar os seguintes nomes:

  • Machado de Assis (1839-1908);
  • Guimarães Rosa (1908-1967);
  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987);
  • Clarice Lispector (1920-1977);
  • Mário de Andrade (1893-1945);
  • Graciliano Ramos (1892-1953);
  • Manuel Bandeira (1886-1968);
  • Cecília Meireles (1901-1964);
  • Entre outros grandes nomes.

Além dos pontos citados, existem outros detalhes em que a literatura se faz presente durante os grandes vestibulares, por exemplo, na interpretação de texto e na redação, já que os alunos precisam ter um vocabulário amplo e completo, visando a criação de respostas e textos dentro do que é solicitado.

Como aplicar a literatura brasileira no Ensino Médio?

Pensando em desenvolver nos alunos uma leitura mais crítica, análise textual, interpretação de texto e expressão escrita, a literatura pode ser aplicada de diferentes maneiras para os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio.  

1 – Leitura e análise literária

Para que os conhecimentos sejam gerais, é importante que os alunos tenham acesso a diferentes obras, seguindo sempre o que está programado na grade curricular. Isso porque a leitura de autores e estilos variados, como os vistos anteriormente, ajudam em uma ampliação do repertório literário.

Além da leitura em si, os estudantes precisam saber analisar as obras, buscando entender qual é o enredo, quem são os personagens, quais são os cenários, qual é a linguagem e qual é o estilo. Tudo isso faz com que eles entendam o significado do livro e a sua história por completo.

2 – Debates em sala de aula

Inicialmente, a literatura brasileira pode parecer um ambiente mais restrito à produção de textos, resenhas, redações, análises de livros e interpretações textuais, porém isso não é uma verdade absoluta, já que é possível explorar outros âmbitos deste universo.

Uma boa ideia é trabalhar com debates sobre livros em sala de aula, o que é uma oportunidade para que os alunos troquem ideias, analisem temas, personagens e estrutura narrativa, assim como estilo de escrita e contexto histórico. Claudia Ramalho fala mais sobre isso:

“Os debates em sala de aula ajudam os estudantes do Ensino Médio a fixarem os conceitos de literatura. Eles envolvem os alunos de forma ativa, ajudando a entender os temas e personagens. Os debates também estimulam a análise crítica, exigindo argumentos bem fundamentados e o uso de exemplos do texto. Além disso, desenvolvem habilidades de comunicação, como falar de forma clara, persuasiva e ouvir atentamente. Eles também incentivam o pensamento crítico, a reflexão sobre o contexto histórico e social e a consideração das implicações dos temas discutidos. Também promovem a colaboração, o trabalho em equipe e o respeito às opiniões dos colegas. Assim, os debates são interativos e participativos, ajudando os estudantes a compreenderem e fixarem os conceitos literários de maneira eficaz.”

Como ficou claro, essa dinâmica é capaz de trabalhar a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico.

3 – Conexão com outras disciplinas

Por mais que a literatura esteja bastante ligada à disciplina de Português, ela pode ser trabalhada em outras matérias também, como é o caso da História, Filosofia, Sociologia, Artes e Música. 

Com essa junção, é possível explorar o lado criativo dos alunos, assim como desenvolver uma análise das implicações éticas e morais presentes nas histórias e relacionar a literatura a movimentos artísticos variados.

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Considerações finais

Através das obras literárias, os estudantes do Ensino Médio conseguem explorar a diversidade cultural do Brasil, entender fatos sociais e históricos e desenvolver habilidades fundamentais para a sua formação acadêmica e pessoal, tudo isso por conta das diversas perspectivas que são abertas.

Ademais, a literatura brasileira consegue ir ao encontro de temas relevantes da sociedade, tudo isso através das histórias contadas, o que ajuda os alunos a entenderem mais sobre o mundo como um todo, como explica a Assessora Pedagógica do Sistema Etapa:

“A literatura é uma ferramenta poderosa para os estudantes ampliarem sua visão de mundo. Ao explorar temas como a desigualdade social, eles adquirem conhecimentos essenciais porque, são expostos, por meio das histórias, a diferentes realidades e perspectivas, o que os ajuda a compreender melhor a sociedade em que vivem. Por meio da leitura de obras que abordam questões sociais, os estudantes têm a oportunidade de se colocar no lugar de personagens que enfrentam desigualdades, promovendo o desenvolvimento de empatia e consciência. Essa imersão na experiência do outro desperta reflexões sobre as injustiças e estimula a busca por soluções. Em resumo, a literatura tem o poder de transformar a forma como os estudantes enxergam o mundo, tornando-os mais conscientes, empáticos e críticos em relação às questões sociais. Sendo assim, incentivar a leitura de obras que abordam a desigualdade social é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual.”

Ou seja, essa compreensão crítica e reflexiva contribui para a construção de cidadãos conscientes, empáticos e engajados na sociedade. Por fim, reconhecer a relevância da literatura brasileira é uma forma de valorizar a formação integral de todos os estudantes.