LGPD: Uma nova diretriz para o uso de dados
Em vigor desde 1º de agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz uma série de mudanças para a governança de informações que impactam algumas práticas de negócios. A maioria das empresas ainda não está conseguindo se adequar às novas exigências, de acordo com uma pesquisa realizada pela RD Station, empresa de tecnologia e marketing digital.
O desconhecimento sobre a lei tem causado um grande números de ações e, recentemente, uma instituição de ensino foi condenada por violar a LGPD. Segundo a pesquisa PwC Digital Trust Insights 2022, a compreensão sobre riscos na segurança de dados no Brasil é menor do que no mundo. Apenas 16% dos gestores brasileiros possuem conhecimento sobre os possíveis riscos de violação de dados.
Prontuários, matrículas, dados pessoais de alunos e funcionários, entre outras informações, são considerados conteúdos sigilosos das escolas. A segurança da informação assegura que todo o processo de proteção desses conteúdos seja sigiloso e eficaz e, para isso, políticas e normas precisam ser estabelecidas para boa execução de procedimentos. Para as escolas, que lidam com menores de idade, esse tema se torna ainda mais sensível e demanda cuidados extras;
Duração do áudio: 7 minutos.
Entendendo a LGPD
Para ajudar os gestores escolares a se adaptarem às demandas da lei, o Sistema Etapa traz uma série exclusiva de podcasts com a advogada e consultora jurídica especializada em Direito Digital, Cristina Sleiman, abordando os principais pontos da LGPD.
No primeiro episódio, ela explica os principais pontos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, fala sobre segurança e privacidade no mundo digital, o impacto dessas questões no posicionamento de marca de uma empresa e os principais pilares que a lei propõe.
Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?
Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!