Lições dos desafios econômicos enfrentados durante a pandemia

Desde 2020, as escolas enfrentam diversos desafios que complicaram o já delicado cenário econômico educacional. Por conta da pandemia, muitas instituições também viram a necessidade de lidar com crises financeiras, além de precisarem estruturar novos formatos para aulas. 

Até o começo de junho de 2020, entre 30% e 50% das escolas particulares de pequeno e médio porte do Brasil estavam sob o risco de falência (Folha de S. Paulo). Problemas como inadimplência, evasão de alunos, descontos nas mensalidades e adaptação das aulas – impostos pelas novas medidas e protocolos de isolamento social – afetaram a receita das instituições. 

Contudo, a expectativa é que o cenário dos próximos anos seja mais favorável para a captação de alunos e a negociação de preço com as famílias. E isso deve contribuir para que as escolas se recuperem da grande perda de alunos que se deu no último ano.

 Como se organizar para o próximo ano?

Para ajudar os gestores a lidar com as dificuldades dessa fase, o Sistema Etapa preparou uma série de podcasts especiais sobre gestão administrativa e financeira com Consultor especializado em assessoria estratégica e financeira Fernando Barão. O conteúdo foi gravado em meados de 2021, mas as dicas permanecem relevantes em relação aos desdobramentos da quarentena. 

No primeiro episódio, ele explica o atual cenário econômico para o mercado escolar, o que mudou desde o começo da pandemia e as possibilidades de planejamento tático que os administradores escolares podem adotar neste momento. 

Fortaleça também suas estratégias de gestão para o próximo ano escutando os episódios sobre De olho nas finanças para crescer em 2022 e Planejamento financeiro: como fechar as contas no azul.

Duração do áudio: 8 minutos.
Fernando Barão
Consultor especializado em assessoria estratégica e financeira

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!