A leitura e a escrita são habilidades fundamentais para que os estudantes consigam se destacar na prova do Enem, especialmente nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e na redação. Isso porque, a prova de Linguagens exige que os alunos tenham algumas habilidades:
- Interpretação de textos de diferentes gêneros;
- Análise de gráficos;
- Compreensão de informações implícitas e explícitas;
- Criação de conexões entre os textos e seu contexto.
Além de tudo isso, é preciso ter um bom repertório de leitura, principalmente para entender e responder às questões de forma crítica e fundamentada.
Na redação, a escrita desempenha um papel crucial. O Enem avalia não apenas a capacidade de expor ideias de forma clara e coesa, mas também a habilidade de argumentar, propor soluções e utilizar a norma culta da língua portuguesa.
Um bom texto dissertativo-argumentativo, que é o gênero exigido pela prova, deve apresentar uma introdução com uma tese bem definida, desenvolvimento com argumentos sólidos e uma conclusão que retome a tese e ofereça uma proposta de intervenção.
Quer mais dicas para se preparar para a área de linguagens e para a redação no Enem? Basta dar play no vídeo abaixo, no qual o Consultor Pedagógico do Sistema Etapa, Rodrigo Mutuca, explicou mais sobre o tema.