Como funciona a nota e a correção do Enem 

Para alunos do Ensino Médio, o Enem é de grande importância, pois sua prova permite acesso não apenas nas candidaturas às vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas se tornou uma via de ingresso às universidades nacionais e até às internacionais. Várias instituições de ensino renomadas dos Estados Unidos e Europa aceitam a nota do exame como forma de ingresso para os candidatos. 

Para ajudar o aluno a entender de que maneira seu desempenho será analisado e como se preparar para garantir um bom resultado na prova, é de grande auxílio compreender como funciona a correção do Enem conforme a TRI (Teoria da Resposta ao Item) avalia cada uma das questões. 

Neste vídeo do Sistema Etapa, o coordenador pedagógico do Grupo Etapa,  Edmilson Motta, apresenta as principais questões relacionadas à correção do Enem, desde a proficiência de cada questão, a valorização da coerência das respostas e a interpretação das notas das provas. 

A aplicabilidade do Enem

É de grande interesse para a equipe pedagógica das escolas orientar os estudantes para aprimorar o desempenho em avaliações e garantir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é uma das principais portas de entrada no ensino superior, e, assim, de grande importância para os estudantes. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segue um padrão de aplicação exigente e possui particularidades que os estudantes devem estar atentos. As provas são divididas em quatro áreas do conhecimento e buscam avaliar o nível de entendimento dos estudantes para confirmar que eles possuem as informações necessárias para o ingresso no ensino superior. 

As escolas são parceiras na preparação para o vestibular e têm um papel fundamental no apoio e esclarecimento das características do Enem para ajudar os vestibulandos para essas e outras provas.

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais