Fazendo uma boa transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental

Cada faixa etária apresenta uma série de características que devem ser levadas em conta pelos educadores e gestores na preparação de aulas e conteúdos. Utilizar abordagens específicas para conseguir engajar os estudantes e fazer com que o processo de aprendizagem seja efetivo, de acordo com a idade, torna a compreensão do conteúdo didático mais efetiva e a experiência de vida do aluno mais interessante e marcante. 

Sabe-se que o processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por diversas vezes, é desafiador tanto para os docentes quanto para os estudantes. Para isso, a BNCC estabelece campos de experiência que buscam garantir os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento completo da criança.

Nesse vídeo do Sistema Etapa, a professora Patrícia Almeida explica os objetivos dos campos de experiência e mostra os desafios para promover de forma natural a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Profª. Patrícia Almeida
Professora da Educação Infantil

A assessoria técnico-pedagógica do Sistema Etapa

Contar com um bom parceiro é sempre importante para se manter atualizado e enriquecer a gestão escolar. Por isso, o Sistema Etapa oferece uma assessoria técnico-pedagógica especializada. Acompanhando as escolas desde o 1º dia de contrato, essa assessoria  auxilia na identificação de pontos de melhoria e a traçar estratégias para fortalecer a entrega de um ensino de qualidade.

Durante todo o período contratual, o Sistema Etapa oferece às escolas um vasto portfólio de serviços que auxiliam professores e equipe gestora na solução das questões relacionadas ao cotidiano escolar, desde o planejamento geral para o ano letivo à preparação de cada aula.

Desde a assinatura do contrato, uma equipe de assessores técnico-pedagógicos e de relacionamento auxiliam a escola no aproveitamento completo do Sistema Etapa. Eles são grandes aliados que, por meio de visitas periódicas e gratuitas, capacitam a equipe gestora e docente a utilizar todos os recursos disponíveis, tanto pedagógicos, como administrativos.

A assessoria técnico-pedagógica também promove um programa de qualidade e resultados. O acompanhamento e a análise das métricas de desempenho permitem ajustes estratégicos e melhorias contínuas nas ações desenvolvidas em sala de aula para que as metas pedagógicas definidas pela escola sejam alcançadas.

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!