Potencializando o ensino com a espiral da aprendizagem

A espiral da aprendizagem consiste em dar oportunidade ao aluno de rever e repassar conteúdos já trabalhados e experiências vividas. De que forma isso implica no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes?

A neurocientista Dra. Leonor Guerra, coordenadora do Projeto NeuroEduca, afirma que para gerar a espiral são fundamentais três estratégias: a reestruturação da memória, a neuroplasticidade e a consolidação da memória.

Neste vídeo exclusivo do Sistema Etapa, ela explica todo o envolvimento da neuroplasticidade e reorganização das sinapses que levam à aprendizagem. Assista agora e veja como envolver os alunos de forma que se sintam mais atraídos pelo assunto da aula.

Dra. Leonor Guerra
Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca

Estratégias metacognitivas na educação

A espiral crescente, método adotado pelo Sistema Etapa, é a estratégia que apresenta mais resultados positivos. Nessa metodologia os conceitos apresentados são constantemente retrabalhados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa. 

Durante o processo de ensino-aprendizagem é fundamental que o aluno desenvolva autonomia e consiga colocar em prática estratégias que o auxiliem na organização dos estudos e no enfrentamento de problemas. Nesse sentido, as estratégias metacognitivas podem ser de grande utilidade e, se os professores souberem como aplicá-las na rotina escolar, certamente os alunos terão mais controle sobre o próprio aprendizado.

Por isso, o Sistema Etapa utiliza essa abordagem em todo o seu material didático, feito por especialistas exclusivamente dedicados à educação, com todas as etapas de ensino já adequadas à BNCC.

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais