literatura

Vindo do latim littera, que significa ‘letra’, a literatura está ligada a manifestações artísticas, assim como acontece com a dança, a arquitetura, o teatro, entre outras opções. Ou seja, de maneira geral, ela pode ser considerada como a arte das palavras.


A literatura é bem abrangente, podendo contar com diferentes produções, como literatura de ficção, literatura popular, literatura de cordel e literatura de romance.

Independentemente da produção literária escolhida, trata-se de uma manifestação artística antiga, que cria arte por meio das palavras. E é necessário manter a essência do conceito viva, como melhor aborda Danielle Barros, Assessora Pedagógica do Sistema Etapa:

“Atualmente temos o grande desafio de manter a literatura e a prática da leitura ainda vivas, isso mediante a imensa concorrência da tecnologia e redes sociais que enfrentamos. Assim, para manter a leitura e literatura vivas precisamos conscientizar os futuros leitores de sua importância, não só para melhorarmos nosso vocabulário, escrita e repertório, mas também lembrá-los de todo o fascínio que um bom texto ou livro pode nos causar. Não há quem não tenha pelo menos uma memória com alguma leitura que o marcou ao longo da vida. Pensando em sala de aula, é importante o(a) professor(a) identificar os interesses de seus alunos e fazer uma curadoria de leituras que vão envolvê-los e interessá-los para que assim o ato de ler seja mais do que uma obrigação, mas sim um momento de prazer.”

A literatura aplicada no cenário da Educação

Em muitos casos, a formação literária dos estudantes começa em sala de aula, já que é neste espaço que acontece o contato com a literatura. Ou seja, o ambiente escolar é capaz de oferecer a interação necessária entre leitor e texto, trabalhando pontos importantes dos alunos:

  • A ampliação da imaginação;
  • A expansão do vocabulário;
  • O conhecimento sobre obras importantes;
  • A formação intelectual;
  • A utilização da criatividade;
  • A interpretação de texto.

Além disso, a literatura é algo que envolve bastante o lúdico, ainda mais por construir uma ponte entre a realidade e o mundo da fantasia. Danielle Barros explica mais sobre a importância disso em sala de aula:

“O lúdico está relacionado ao entretenimento, jogos, brincadeiras…e quando utilizado como recurso de aprendizado traz leveza aos processos. Por via de atividades lúdicas podemos contar diferentes tipos de histórias e abordar assuntos mais pesados, como preconceitos ou abuso, de forma mais leve. Utilizando a contação de histórias, fantoches e leituras narradas podemos apresentar literatura para crianças muito pequenas, por exemplo. E recursos lúdicos, contato com textos, livros e até mesmo atividades teatrais baseada em obras famosas acabam por tornar a leitura um ato natural e cotidiano na vida do estudante.”

A literatura ainda é capaz de disponibilizar uma maior liberdade de expressão para os estudantes, já que eles conseguem falar sobre seus sentimentos, suas emoções e outros aspectos, que são itens valiosos para o desenvolvimento infantil e juvenil.

Inclusive, ao inserir o estudante neste universo da leitura, a escrita também é aprimorada, já que com o constante contato com os livros, é possível desenvolver um texto muito mais fluido e rico em vocabulário.

Como aplicar a literatura em sala de aula?

A importância da literatura no desenvolvimento dos alunos é algo impressionante, assim como a necessidade de aplicar essa frente de trabalho dentro das instituições de ensino. Porém, uma dúvida ainda pode restar, que é a de como aplicar isso na rotina escolar.

Algumas ações simples podem fazer a diferença, como o planejamento/aplicação de atividades interdisciplinares, ou seja, é importante incorporar a literatura indo além das aulas de Português. A Assessora Pedagógica, Danielle, explicou um pouco mais sobre esse ponto.

“A literatura e a prática de leitura vão formar pensadores críticos que terão repertório suficiente para ir bem em testes, produzir bons textos e participar de debates ou discussões sobre os mais diversos assuntos. Temos boas obras literárias relacionadas a todas as disciplinas. Uma boa estratégia é pensar em trabalhos conjuntos nos quais professores de disciplinas diferentes trabalhem a mesma leitura, que tenha como tema central algo que seja comum a todos. Assim, a partir da leitura, é interessante propor projetos ou debates em sala de aula. Pensando em eletivas, me vem à cabeça nossas aulas de Mediação, que trabalham conhecimentos advindos de diferentes fontes, dentre elas a literatura, em esferas diversas tais como Economia, Direito, Saúde, Engenharia, Física, por exemplo – além do respeito ao próximo.”

Outra forma de incorporação da literatura no ambiente escolar é por meio de atividades diferenciadas, por exemplo, passeios que envolvam o contato com esse universo, gerando uma aproximação mais natural e agradável.

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Finalizando as dicas, outra boa prática é a criação de debates sobre as leituras. Dessa maneira, os estudantes podem conversar sobre suas interpretações e opiniões dos livros que leram, o que, certamente, gerará uma troca muito benéfica para todos os lados.

Considerações finais

Gerar o hábito da leitura e o prazer pela literatura é uma ação que auxilia em diversos aspectos do desenvolvimento humano, principalmente por essa prática transmitir ideias, sentimentos e valores.

Ademais, o impacto da literatura na Educação é inegável, pois, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem e da criatividade, também é uma importante ferramenta para o aprendizado de diferentes temas e valores sociais. 

Por meio da leitura de obras literárias, os estudantes podem compreender diferentes perspectivas do mundo e se tornarem mais empáticos e críticos. Portanto, é fundamental que a literatura seja valorizada e incentivada como parte do processo educacional.