Potencializando o ensino com estratégias metacognitivas 

Para um desenvolvimento pedagógico ocorrer mais plenamente, é desejável que o estudante consiga ser protagonista no processo de aprendizagem. Nesse sentido, as estratégias metacognitivas podem ser de grande utilidade para potencializar o aproveitamento escolar.
O conceito considera a habilidade do indivíduo em gerenciar seu processo de aprendizado por meio de monitoramento e organização das ações e, assim, modificá-los para atingir os objetivos propostos.
Com acesso a informações completas para definir um plano de ação sobre suas próprias prioridades de estudo, é mais simples para o estudante traçar metas de desempenho e ter controle sobre seus processos de aprendizagem.
Por isso, o Sistema Etapa desenvolveu um e-book com a colaboração de Eduardo Sisti, professor de história, consultor pedagógico e elaborador de material didático do Grupo Etapa. Acesse o material agora e saiba como as estratégias metacognitivas ajudam os jovens a terem controle sobre a criação e organização de uma rotina de estudos mais eficaz.

Ferramentas para potencializar a aprendizagem

O Sistema Etapa oferece aos gestores diversos recursos que contribuem com o aprendizado dos alunos, sempre com ferramentas detalhadas de acompanhamento. E uma das formas de verificar o progresso dos estudantes e do corpo docente é por meio de avaliações.
Provas periódicas servem como diagnóstico de possíveis lacunas no processo de ensino-aprendizagem da sua escola e, quando não são elaboradas com a devida atenção, impulsionam a eficiência, a imagem da escola e a boa entrega dos serviços educacionais.
E, dentro do pacote digital  do Sistema Etapa, um dos recursos disponibilizados é o Boletim Eletrônico, uma ferramenta para que o aluno acompanhe seu desempenho nas Provas Gerais e, com base no feedback fornecido pela ferramenta, desenvolva e aplique suas próprias estratégias metacognitivas, oportunizando seu protagonismo na recuperação do conhecimento perdido.
Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!