início

A volta às aulas é um período desafiador tanto para os educadores quanto para os alunos. Por isso, é preciso buscar abordagens que permitam um início gradativo, mas ritmado dos materiais que serão dados em aula.

Ao trabalhar de forma equilibrada, existe a garantia de uma transição de série muito mais suave e bem desenvolvida. Mas como fazer isso corretamente? Pois bem, separamos algumas dicas que podem ajudar!

Lembre-se do processo de adaptação

Em primeiro lugar, é importante considerar a adaptação dos alunos ao ambiente escolar após um período de férias. E não só isso, também é preciso pensar naqueles estudantes que são novos na escola.

Desse modo, para garantir uma retomada tranquila, é recomendável começar com atividades mais leves e descontraídas, criando um ambiente propício para a socialização, integração e conexão entre colegas. 

Algumas ideias que podem ajudar são os jogos de apresentação, dinâmicas em grupo e atividades que estimulem a expressão criativa.

Trabalhe com revisões no início das aulas

O início das aulas pode vir acompanhado de uma lembrança falha dos conteúdos aplicados no último ano. Então, uma boa ideia é trabalhar com revisões simples e rápidas dos conteúdos já aplicados. O consultor pedagógico e Professor de História do Grupo Etapa, Eduardo Sisti explica mais sobre como fazer isso:

“O início do ano letivo pode ser desafiador em diferentes aspectos. Muitos dos assuntos que serão trabalhados podem exigir pré-requisitos básicos, por isso a importância da retomada pontual de conceitos e conteúdos. Entretanto, alguns cuidados devem ser considerados. A chamada “abertura de janela” –  momento em que o professor levanta informações que foram trabalhadas anteriormente – não pode ser confundida com uma aula de revisão, proposta totalmente distinta. Destinar uma ou mais aulas para abordar temas trabalhados no ano anterior pode comprometer seriamente o andamento da programação, por isso a opção é escolher ações mais assertivas e pontuais. Alguns alunos certamente irão apresentar alguma dificuldade inicial, mas ao longo das primeiras semanas é esperada uma adaptação em relação à complexidade dos temas abordados, assim como à organização dos estudos. Caso o professor note que o seu aluno apresenta dificuldades além do que se considera razoável, vale cogitar o agendamento de um plantão de dúvidas, a elaboração de uma lista de exercícios estratégicos, uma reunião de orientação com um profissional da área responsável pelo apoio ao aluno, entre outras ações.

Cuidado com a sobrecarga

Ao planejar as primeiras semanas de aula, é aconselhável dosar o ritmo das atividades, evitando sobrecarregar os estudantes com muitas tarefas e conteúdos. 

Pensando nisso, gradualmente faça a introdução de desafios mais complexos, sempre levando em conta a adaptação dos alunos ao ritmo escolar. Com essa estratégia, o estudante vai ganhando confiança e entendendo os conteúdos com mais clareza.

Diversifique as estratégias pedagógicas

Outro aspecto importante nessa retomada das aulas, é a implementação de estratégias pedagógicas diversificadas, por exemplo:

  • Recursos multimídia;
  • Atividades práticas;
  • Atividades interativas;
  • Trabalhos em grupo;
  • Debates;
  • Entre outros.

Todos esses elementos podem tornar a aula muito mais dinâmica, fazendo com que os conteúdos sejam passados de forma ritmada, como melhor comenta Eduardo:

“A neurociência evidencia que a aprendizagem é um processo complexo e trabalhoso. Segundo Fregni (2019), pesquisador de Harvard, o aluno realmente irá aprender se alguns fatores forem levados em consideração em nossas aulas. Dentre eles, destacam-se o envolvimento com o objeto de conhecimento, a interação entre os alunos e o professor, o estímulo à reflexão e a diversidade de posicionamentos. Por essa razão, é fundamental a aplicação de dinâmicas que estimulem a participação dos alunos, possibilitando que elaborem seus próprios modelos mentais e hipóteses. Atividades simples podem ser desenvolvidas em sala de aula, como dinâmicas de perguntas e respostas rápidas, análise e problematização de imagens, canções e vídeos, elaboração conjunta de materiais, entre outros exemplos. O ideal é que o professor faça opções coerentes com o andamento da programação e aplique dinâmicas e atividades com finalidade pedagógica. Além dos benefícios mencionados, tais estratégias podem ser essenciais para despertar o nível de atenção e interesse dos alunos. De acordo com Fregni, crianças e adolescentes apresentam um tempo médio de atenção plena de apenas 15 minutos à exposição por parte do professor. Nesse sentido, é necessário o devido planejamento que abarque momentos de interação com os alunos, se possível através do levantamento de um problema norteador que os desafie intelectualmente.”

Essas são apenas dicas, mas você pode analisar qual outra estratégia cabe na realidade dos seus alunos. O importante é encontrar uma forma de tornar a abordagem mais ritmada, deixando o início de ano mais produtivo em sala de aula.

início

Conclusão: início das aulas ritmado

De maneira geral, o início das aulas deve ser encarado como uma jornada de transição para os alunos, por isso a necessidade de uma progressão gradativa com um ritmo cadenciado. 

Então, ao adotar estratégias simples, mas que estabeleçam expectativas claras, dosem os desafios e forneçam suporte emocional, os educadores podem construir as bases para um ano letivo bem-sucedido e enriquecedor.