A Olimpíada Internacional de Física, conhecida pela sigla IPhO (International Physics Olympiad), figura no circuito das olimpíadas científicas como uma das competições acadêmicas mais tradicionais e prestigiadas em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, realizada há mais de 50 anos, a IPhO reúne estudantes apaixonados por física de diferentes países e ajuda a revelar novos talentos desta área.
Continuando nossa série de matérias sobre as olimpíadas científicas, no artigo de hoje, vamos falar tudo sobre a IPhO, do seu surgimento ao próximo evento e o que você deve fazer para participar das próximas edições. Lembrando que já temos artigos que falam sobre outras competições, como a EGOI e a IOI. Para acessá-los, basta clicar nos links abaixo:
- EGOI – Conheça a Olimpíada de Informática para Garotas
- IOI: Conheça a olimpíada que revela os melhores estudantes de informática
O que é a IPhO – Olimpíada Internacional de Física?
A Olimpíada Internacional de Física, conhecida mundialmente pela sigla IPhO, é a competição de física para estudantes mais prestigiada no mundo! Sua primeira edição foi realizada em 1967, na Polônia, e ela é aberta a jovens com menos de 20 anos que ainda não estejam matriculados em universidades.
A IPhO foi criada pelos países do leste europeu que faziam parte do bloco socialista inspirados pelo sucesso da IMO, que foi estabelecida cerca de oito anos antes. Seu objetivo principal é revelar jovens talentos apaixonados pelo mundo da física ao testar e instigar conhecimentos, habilidades analíticas, pensamento crítico, resolução de problemas e competências em física teórica e experimental.
Como funciona a disputa da IPhO?
Assim como a IMO, a Olimpíada Internacional de Física é feita de forma individual, em dois dias de competição, onde os estudantes terão provas práticas e teóricas. A prova teórica, valendo um total de 30 pontos, possui 5 horas de duração e consiste em três problemas teóricos complexos que podem cobrir diversas áreas da física, como mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica, ondas, física moderna, entre outros.
Já a prova experimental, geralmente, envolve um ou dois problemas que exigem a realização de experimentos, coleta e análise de dados, com sua conclusão sendo baseada nos resultados obtidos. Assim como a prova teórica, ela também possui 5 horas de duração, mas possui um total de 20 pontos.
Como é feita a premiação da IPhO?
A distribuição de medalhas na IPhO é feita conforme o desempenho individual dos alunos, com as pontuações mínimas exigidas para medalhas e menções honrosas sendo escolhidas pelos organizadores conforme as seguintes regras:
- Medalha de ouro para os 8% melhores participantes
- Medalha de prata ou ouro para os 25% melhores participantes
- Medalha de bronze ou prata aos 50% melhores participantes
- Uma menção honrosa ou medalha de bronze para os 67% melhores participantes
Mesmo os participantes que não conquistam uma pontuação suficiente para medalha ou menção honrosa recebem certificados de participação. O estudante que conquistar a pontuação mais alta, chamado de vencedor absoluto, recebe, além da medalha de ouro, um prêmio especial.
Quem são os maiores vencedores da IPhO?
Assim como as outras olimpíadas acadêmicas, a IPhO não possui um país vencedor do torneio por edição. Contudo, existe uma contagem com um quadro de medalhas oficial considerando todas as conquistas desde o ano de 1967. Atualmente, o top 5 está da seguinte forma:
1º China – 151 Ouros; 21 Pratas; 9 Bronzes; 2 Menções Honrosas;
2º Rússia – 96 Ouros; 47 Pratas; 10 Bronzes; 4 Menções Honrosas;
3º Coreia do Sul – 88 Ouros; 28 Pratas; 27 Bronzes; 7 Menções Honrosas;
4º Taiwan – 80 Ouros; 34 Pratas; 18 Bronzes; 8 Menções Honrosas;
5º Estados Unidos – 78 Ouros; 51 Pratas; 29 Bronzes; 11 Menções Honrosas.
O Brasil participa da IPhO desde a edição de 2000, na Inglaterra. Ao todo, nosso país conquistou 7 medalhas de ouro, 17 medalhas de prata, 50 medalhas de bronze e 16 menções honrosas. Na última edição, realizada em Paris, nosso aluno Bruno Machado Feltran conquistou uma medalha de prata.
Quando será a próxima edição da IPhO?
A próxima IPhO acontecerá em Bucaramanga, na Colômbia, de 4 a 12 de julho de 2026. Para mais informações sobre o evento, acompanhe atualizações no site oficial do evento: ipho2026.com
Outras competições de física além da IPhO
A IPhO é considerada a principal competição internacional de física para jovens estudantes, mas não é a única. Em um modelo bem semelhante, podemos citar a IOAA, voltada para astrofísica e astronomia, que figura nos circuitos olímpicos desde 2007.
Podemos citar também o IYPT – International Young Physicists’ Tournament, um torneio internacional para jovens físicos que trabalham 17 problemas de investigação abertos publicados ao longo de um ano. Na última edição, os alunos Alice Jordão da Motta Armiliato de Carvalho e Davi Dochi Scarabelli, representantes do Etapa, trouxeram para casa duas medalhas de prata!
Como participar da IPhO?
Cada país participante da IPhO seleciona sua equipe através de suas olimpíadas nacionais de Física. Somente os alunos que se destacam nessas competições são elegíveis para a competição internacional.
No Brasil, os alunos que atingirem um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Física são chamados para a Seletiva de Física (SOIF). É essa seletiva que tem a tarefa de escolher os talentos que representarão o Brasil em torneios internacionais de Física. Os cinco estudantes com as melhores classificações na etapa final dessa seletiva, conhecida atualmente como Torneio Brasileiro de Física, são os selecionados para formar a equipe brasileira da IPhO.
Nosso sistema de ensino estimula a participação em Olimpíadas Científicas
Anualmente, diversos alunos do Sistema Etapa conquistam resultados expressivos em olimpíadas científicas nacionais e internacionais. Isso não acontece por acaso! Nosso sistema de ensino sabe a importância que essas competições possuem tanto para o currículo do aluno, quanto para o nome das escolas no mercado.
Por isso, estimulamos a participação dos alunos dos nossos colégios parceiros com materiais didáticos como o Despertar Olímpico, que prepara os estudantes para essas competições a partir do Ensino Fundamental. Isso, sem falar de competições internas, como as Olimpíadas do Sistema Etapa – exclusiva para colégios parceiros – que ajudam a revelar talentos futuros e prestigiar o ensino de escolas particulares em todo o Brasil.
A Olimpíada do Conhecimento Etapa é aberta para alunos de todo o Brasil
Além da OSE, também promovemos a Olimpíada do Conhecimento Etapa – uma competição aberta a estudantes de escolas particulares e públicas do Brasil. Somente na última edição, mobilizamos mais de 5 mil competidores em todo o território nacional! Para saber mais sobre essa competição, clique no link abaixo e confira um conteúdo completo: