Além da IPhO, os estudantes apaixonados por física possuem outro torneio mundial para chamarem de seu: o IYPT – Torneio Internacional de Jovens Físicos. Também conhecido como a “Copa do Mundo da Física”, o IYPT possui um formato completamente diferente das outras olimpíadas acadêmicas.
Seguindo com a nossa série sobre as olimpíadas científicas, chegou a vez de falarmos sobre o IYPT. Lembrando que já temos artigos publicados que falam de outras competições acadêmicas, como a IMO e a própria IPhO, além de uma matéria completa que aborda as olimpíadas científicas de forma geral. Para acessá-los, basta clicar em um dos links abaixo:
- Olimpíadas Científicas: o que são, qual sua origem e as principais competições internacionais
- IMO – Olimpíada Internacional de Matemática: o que é e como participar
- IPhO – Tudo o que você precisa saber sobre a Olimpíada Internacional de Física
O que é o IYPT – Torneio Internacional de Jovens Físicos
O IYPT é a sigla em inglês para o International Young Physicists’ Tournament – ou, Torneio Internacional de Jovens Físicos na tradução direta. Esta é uma competição científica para estudantes do ensino médio, também apelidada carinhosamente de “Copa do Mundo da Física”.
Ao contrário de outras olimpíadas acadêmicas que se baseiam em provas, o IYPT é focado em debates científicos, conhecidos como “Physics Fights”. Eles acontecem após quase um ano de preparação entre os estudantes.
Como funciona o IYPT?
O principal destaque do IYPT em comparação às outras competições acadêmicas, em especial as olimpíadas científicas, é o seu formato único. Como falamos no tópico anterior, toda a competição é feita por meio de debates, chamados de Lutas de Física em sua tradução livre. Eles acontecem da seguinte forma:
Cerca de um ano antes do torneio, os participantes recebem 17 problemas de física abertos que não possuem uma única resposta correta. Isso exige que os alunos pesquisem, realizem experimentos e desenvolvam teorias sobre eles. A competição é feita em equipe e os estudantes colaboram entre si para investigar e resolver os problemas.
Depois do longo período de estudo, os estudantes se reúnem para as Physics Fights, onde as equipes se revezam nos papéis de:
- Relator: responsáveis por apresentar a sua solução para um problema;
- Oponente: desafiam a apresentação do relator, apontando pontos fortes e fracos na teoria e experimentação;
- Avaliador: analisa o desempenho do relator e do oponente.
As avaliações finais são feitas por um comitê de juízes, composto por físicos especialistas, que analisam a profundidade da investigação, a qualidade da apresentação e a capacidade de defesa da solução, simulando o processo de pesquisa e discussão científica do mundo real. Por ser uma competição internacional com estudantes de diferentes países, todos os embates são realizados em inglês para facilitar a compreensão entre os competidores.
Como é feita a premiação do IYPT?
Além do formato distinto das olimpíadas científicas tradicionais, o IYPT também possui um sistema de premiação único, com direito a um vencedor absoluto do torneio. Ela acontece após a Final Physics Fight, que reúne as três melhores equipes na classificação geral. Uma quarta equipe pode ser chamada para participar caso vença todas as suas lutas e atinja uma pontuação suficientemente alta.
Confira o critério para distribuição de medalhas no IYPT
- Taça do IYPT: concedida à equipe que vencer a Final Physics Fights – considerada a grande campeã da edição do IYPT;
- Medalha de Ouro: todas as equipes que participam da final, incluindo os campeões, recebem medalhas de ouro;
- Medalha de Prata: às equipes com maiores pontuações que não chegaram à final recebem medalhas de prata – geralmente, são concedidas às 15% melhores;
- Medalha de Bronze: às demais equipes que terminam o torneio na metade superior da classificação geral, mas abaixo da linha de corte da medalha de prata.
Quais são os maiores vencedores do IYPT?
O IYPT nem sempre teve um único “campeão absoluto”. Edições mais antigas do torneio tiveram mais de uma equipe dividindo o título de campeã. Contudo, com base nos dados disponíveis e no formato mais recente, é possível construir um ranking dos países que terminaram mais vezes no topo do pódio da seguinte forma:
1º Alemanha 8-10+ Títulos;
2º Singapura 8+ Títulos;
3º Coreia do Sul 5-7+ Títulos;
4º República Tcheca 4-5+ Títulos;
5º Polônia 3-4+ Títulos.
O Brasil participa do IYPT desde 2004. Ao longo dos anos, nosso país acumula participações consistentes, conquistando medalhas de prata e bronze. Na última edição, realizada em Lund, na Suécia, trouxemos para casa duas medalhas de prata com os alunos Alice Jordão da Motta Armiliato de Carvalho e Davi Dochi Scarabelli, do Etapa.
Quando será a próxima edição do IYPT?
A 39ª edição do IYPT acontecerá em Zurich, na Suíça, entre os dias 5 e 12 de julho de 2026. Os 17 problemas a serem resolvidos e debatidos no próximo torneio já foram divulgados, e podem ser acessados pelo site oficial da competição no link: iypt.org/problems/iypt-2026-problems
Como participar do próximo IYPT?
As seletivas para o IYPT são feitas através de suas versões regionais. Aqui, elas acontecem por meio do IYPT Brasil, que serve como etapa classificatória para o torneio internacional. As equipes brasileiras são formadas com base nos resultados dessa competição.
O IYPT é uma excelente oportunidade para estudantes do ensino médio que buscam aprofundar seus conhecimentos em física, desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e trabalho em equipe. Além de promover o contato com jovens de outras partes do mundo.
O IYTP e outras competições acadêmicas são oportunidades de ouro para a sua escola
O IYTP, bem como outras olimpíadas acadêmicas, podem trazer oportunidades de ouro tanto para a qualidade do ensino, quanto para o nome da sua escola. Essas competições promovem um desafio aos jovens que, indiretamente, estimulam a busca pelo conhecimento e elevam a qualidade do seu aprendizado!
Para a escola, ter um aluno competindo em uma olimpíada científica internacional serve como uma prova da excelência do seu método de ensino. Isso se torna um grande atrativo para pais que buscam o melhor para a educação de seus filhos, visando um futuro promissor.
Pensando nisso, no Sistema Etapa, disponibilizamos recursos adicionais que incentivam o interesse por olimpíadas entre os jovens e organizamos eventos, como a Olimpíada do Sistema Etapa, que valoriza o esforço e o desempenho de nossas escolas parceiras, e a Olimpíada do Conhecimento Etapa, aberta para estudantes de colégios públicos e particulares de todo o Brasil. Para saber mais sobre a OCE, clique no link abaixo e confira um artigo completo sobre essa competição.