Por: Rodrigo Mutuca
Tal como algumas trilhas enigmáticas em regiões serranas, a literatura possui inúmeras vertentes ao caminhante curioso e aventureiro. Não é difícil nos perdermos em seus encantos e armadilhas – mas, em algumas circunstâncias, como antecipam os versos iniciais de “A divina comédia”, de Dante Alighieri, perder-se pode ser o primeiro passo para uma aventura de imensas e profundas dimensões.
Se consultássemos um oráculo moderno em busca da clássica questão (qual a importância da literatura para a educação?), ele poderia nos ofertar a seguinte lista:
- Desenvolvimento da linguagem e habilidades de leitura;
- Expansão do conhecimento e da compreensão;
- Desenvolvimento da empatia e compreensão humana;
- Estímulo à criatividade e imaginação.
O oráculo teria alguma razão em sua resposta que contempla diversos aspectos admiráveis da literatura. Sabemos, porém, que nem sempre nos contentamos com “alguma razão”, ansiando, assim, por razões outras, percursos aparentemente inusitados e quiçá absurdos.
No nosso Webinar pretendemos fazer exatamente isso: desafiar a autoridade do oráculo e procurar outras possibilidades de trilhar um caminho diverso, múltiplo e enriquecedor com a literatura no contexto escolar. Quem sabe, teremos a sorte de Dante e encontraremos uma força capaz de mover o sol e as outras estrelas*.
* Referência ao verso final de “A divina comédia”.