A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo oferecer direcionamento para um currículo escolar unificado para todo o país. No ensino de Matemática, de acordo com o texto, o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. 

Contudo, antes da fase em que o aluno deverá adquirir os conhecimentos  e desenvolver as habilidades relativas ao letramento matemático, há objetivos relacionados à matemática na educação infantil que iniciam a série de conhecimentos a serem desenvolvidos para o saber matemático da educação básica. 

Propondo atividades

Um dos grandes desafios de ser professor na Educação Infantil é a criação de atividades lúdicas que envolvam os pequenos aprendizes e apresentem noções que serão essenciais para um bom desenvolvimento acadêmico da criança a longo prazo. 

Cada faixa etária apresenta uma série de características que devem ser levadas em conta pelos educadores e gestores na preparação de aulas e conteúdos. Como a capacidade de concentração e foco vai mudando conforme os alunos crescem, é preciso utilizar abordagens específicas para conseguir engajar os estudantes e fazer com que o processo de aprendizagem seja efetivo, de acordo com a idade. 

Neste vídeo desenvolvido pelo Sistema Etapa, confira algumas sugestões de atividades para trabalhar a matemática na educação infantil, com base nos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular. 

Maria Helena
Professora de matemática

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