metodologias

A Cultura Maker pode ser compreendida como um conjunto de metodologias que auxiliam os alunos a analisar e compreender problemas específicos para, assim, propor soluções criativas, inovadoras e plausíveis – estratégias essas que podem ter um papel decisivo no meio educacional. 


Estimular os alunos a assumirem maior protagonismo no que diz respeito a estudos e aprendizados é justamente a principal meta das metodologias ativas. Conhecer seus princípios pode ser fundamental para que os professores possam ter uma valiosa aliada na elaboração de suas aulas.

Metodologias ativas na educação

As metodologias ativas podem fazer a diferença na jornada de conhecimento, ajudando no engajamento dos estudantes e em outros aspectos, como explica o professor de Robótica do Colégio Etapa de Valinhos, Felipe Silva:

“Eu acredito que o ponto principal é justamente ensinar o aluno como ele pode desenvolver um projeto, sem necessariamente ter um caminho pronto, porque, dependendo de como um determinado conteúdo é trabalhado, já é oferecido um caminho. A metodologia com que o maker trabalha permite que possibilidades sejam ensinadas, porém o aluno define qual caminho ele deve seguir. Ou seja, o estudante vai saber como chegar ao objetivo final.”

Tendo em vista o que foi dito, a seguir listaremos as principais metodologias ativas para te ajudar na missão de colocar o estudante como peça-chave na resolução de um problema, bem como explicaremos sobre os pontos importantes de cada uma!

metodologias ativas

Aprendizagem Baseada em Problema

Quando citamos a palavra ‘problema’, naturalmente já há uma preocupação por parte de pessoas que encaram o conceito como algo negativo. Porém, dentro das metodologias ativas, esse modo de aprendizagem propõe que os alunos, de forma conjunta, resolvam problemas visando a construção de conhecimento.

Ou seja, essa metodologia visa unir a teoria e a prática, principalmente para que o aprendizado seja mais dinâmico, de forma que o aluno tenha, ao mesmo tempo, acesso às teorias e aos testes de solução.

Pensando pela perspectiva do professor, ele será um guia para os estudantes, compartilhando estratégias, apresentando problemas cotidianos e auxiliando na resolução das situações.

Aprendizagem Baseada em Projetos

Nesta outra metodologia ativa, o objetivo é colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, por meio de pesquisas profundas e atividades práticas. Assim os estudantes são desafiados a resolver problemas por meio de etapas variadas.

Um outro ponto importante neste tópico é que essa aprendizagem utiliza atividades em grupo, visando conquistar a atenção dos alunos por meio de problemas do mundo real – despertando características como: pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Aprendizagem Baseada em Times

Neste modelo de aprendizagem o nome já é bem definitivo, ou seja, trata-se de conseguir ensinar um grupo de alunos utilizando a didática de times. Dessa maneira, a equipe trabalhará para construir conhecimento e resolver problemas propostos na disciplina.

Para essa metodologia ativa, o ideal é que as equipes contem com um mínimo de dois e um máximo de oito alunos, principalmente para que todos possam se beneficiar de um ambiente cooperativo que estimule o pensamento. Além de vantagens como:

  • Conhecimento retido por mais tempo;
  • Alunos mais participativos;
  • Criação de relações interpessoais;
  • Ambiente escolar mais dinâmico.

Ou seja, é possível concluir que esse modelo de aprendizagem oferece benefícios tanto para os alunos envolvidos quanto para os professores e instituições de ensino.

Gamificação dentro das metodologias ativas

Esse é um tema que vem sendo bastante abordado, e que não poderia ficar de fora das metodologias ativas. Isso porque a gamificação é uma ferramenta que aposta em didáticas de jogos para motivar, facilitar o aprendizado e engajar os alunos, principalmente por transformar materiais complicados em lúdicos.

Entre as principais vantagens desta estratégia, é possível citar o maior engajamento e a autonomia dos alunos. O Técnico Maker do Colégio Etapa de Valinhos, João Chequin tratou mais desse tema:

“A gamificação deixa o conteúdo mais leve e mais lúdico, porque fala mais a linguagem dos alunos, já que quase todos eles jogam algum tipo de jogo, então é uma coisa que prende mais eles. Dando um exemplo, aqui no Colégio nós criamos uma moeda digital, a maker coin, um banco e um caixa eletrônico, e nós usamos isso para ‘recompensar’ os alunos quando eles fazem algum tipo de atividade. Eles adoram e sempre querem participar!” 

Exemplos práticos

Inclusive, ainda falando sobre o universo da gamificação, uma das ferramentas fornecidas pelo Sistema ETAPA são justamente os jogos pedagógicos. Por enquanto, dois já foram incorporados à disciplina eletiva de Estudos Narrativos, desenvolvida pelo professor de Português do Colégio Etapa, Rodrigo Mutuca. 

Os games são divididos em dois modelos, um deles, ‘Estudos Narrativos – Percursos e Travessias’, sugerido para alunos a partir do 6º ano, e o outro, ‘Estudos Narrativos – Estratégias e Improvisos’, para alunos a partir do 9º ano.

Conversamos com o professor Rodrigo Mutuca, que nos contou um pouco sobre o propósito desses jogos:

“Em um mundo de modernidades aflorando a cada minuto, entendo a preocupação de quem desconfia de que a gamificação possa ser uma distração à prática pedagógica. Se bem planejada, porém, ela pode se transformar em um importante estímulo ao aprendizado. Ao criar os jogos dos Estudos Narrativos, pensei em oferecer aos alunos ferramentas para desenvolver o improviso, mas também o senso de planejamento, habilidades essas que costumam ser vistas como antagônicas, mas na verdade dialogam profundamente. Além disso, muitos alunos perceberam que, antes mesmo de criar a narração em si, eles são incentivados a desenvolverem reflexões filosóficas que servirão de base à construção de personagens mais complexos.” 

Considerações finais sobre as metodologias ativas

Quando pensamos em educação, sabemos que não existem soluções mágicas, que funcionam perfeitamente sem necessidade de revisão, análise crítica e ajustes. Por isso, é preciso organizar as ferramentas pedagógicas disponíveis e observar os resultados práticos (o aprendizado dos alunos).

As metodologias ativas podem promover uma abordagem eficaz no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um ambiente mais dinâmico e participativo para os estudantes, que terão um papel ativo, desenvolvendo diversas habilidades importantes para toda a vida. 

O verdadeiro dinamismo pedagógico é a transformação de dados em informação, de informação em conhecimento. Para alcançar isso, não basta ao professor seguir receitas passivamente. Para que as metodologias sejam implementadas, é necessário um engajamento e um comprometimento de todas as partes.