Menino toca violão

Pitágoras é quase sempre associado ao teorema que leva seu nome, ligado ao estudo do triângulo retângulo. O que nem todos sabem sobre ele, no entanto, é a sua conexão com a música. O matemático era apaixonado por essa arte. Ele compunha canções na lira, um instrumento de cordas, desde muito jovem, e também utilizava a música para proporcionar harmonia e tranquilidade, inclusive em ambientes pedagógicos. 

A harmonia matemática de Pitágoras 

Pitágoras descobriu que proporções numéricas simples geravam diferentes notas musicais. Ao estudar os sons produzidos por cordas vibrantes, ele notou que comprimentos específicos produziam notas harmônicas.

A partir dessas observações, o pensador desenvolveu a escala pitagórica, um sistema de afinação baseado em padrões numéricos. Esses novos conhecimentos revolucionaram a música, demonstrando que ela é indissociável da Matemática.

A visão da neurociência sobre a música 

Não são apenas os padrões numéricos dos sons, descobertos por Pitágoras, que associam a música à aprendizagem de Matemática. Estudos desenvolvidos em todo o mundo, ano após ano, têm conectado a música ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais essenciais para a absorção e a compreensão de todo tipo de conteúdo. 

Uma pesquisa de 2007 da Universidade de Medicina de Stanford revelou que a música ativa áreas do cérebro responsáveis pela concentração e pela memória. Os pesquisadores também descobriram que determinadas técnicas musicais, usadas por compositores há 200 anos, podem ajudar o cérebro a organizar as informações recebidas.

Além disso, a música pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com questões emocionais que interferem no aprendizado, como o estresse. Foi o que mostrou uma pesquisa de 2024 da Universidade Anglia Ruskin, na Inglaterra, em que foi possível observar a redução dos níveis de ansiedade de idosos com demência quando expostos à música. 

Conclusão

A relação entre a música e a Matemática continua relevante para a educação. Incorporar a música ao ensino pode ser uma estratégia poderosa para motivar os estudantes, possibilitar que eles se expressem e que desenvolvam habilidades físicas, cognitivas, psicológicas e socioafetivas.

No Sistema Etapa, a música faz parte de uma metodologia inovadora, que complementa e aprofunda o aprendizado desde a Educação Infantil, contribuindo não apenas para encarar desafios matemáticos, mas para uma formação completa dos nossos alunos em diferentes linguagens e na leitura do mundo que os cerca.