sistema

A escolha de um sistema de ensino é algo que pode impactar significativamente a qualidade educacional e o sucesso dos alunos de uma instituição. Ou seja, não é algo para ser feito com pressa ou sem o devido cuidado, ainda mais em um mercado com tantas opções.

Então, diante os variados sistemas existentes hoje em dia, como saber qual o melhor ou mais eficiente para a sua escola e, é claro, para o desenvolvimento dos seus alunos e dos seus profissionais? 

4 características de um bom sistema de ensino

Pois bem, não existe uma fórmula mágica ou uma receita pronta para que a escolha do sistema de ensino seja um sucesso, mas existem algumas ações que devem ser valorizadas neste momento.

Para ajudar, separamos 4 ações que devem ser levadas em conta, principalmente para que o sucesso da sua instituição seja alcançado. Vamos lá?

1 – Material didático bem desenvolvido

Quando falamos sobre ‘sistema de ensino’, é normal que o pensamento seja logo direcionado para a qualidade do material didático que é oferecido. São características fundamentais de um bom material:

  • Conteúdo bem estruturado;
  • Tópicos bem organizados;
  • Exercícios variados;
  • Possibilidade de aprofundamento;
  • Riqueza de recursos (imagens, tabelas, gráficos, mapas, etc);
  • Revisões constantes. 

A junção de todos esses itens, que tornam o material de qualidade, é algo capaz de levar os alunos a um patamar de desenvolvimento mais alto e sólido. 

2 – Tecnologias e recursos digitais

Além dos materiais didáticos, é interessante que o sistema de ensino forneça recursos digitais, plataformas online e outras ações digitais que possam enriquecer a experiência educacional, tanto dos professores quanto dos alunos.

Ao mesclar o material físico com o digital, as chances de prender a atenção dos alunos aumenta, já que esses recursos estão cada vez mais presentes entre os jovens. Aposte em conteúdos como games, e avaliações online, mas lembre-se que, no universo infinito de possibilidades do mundo digital, uma boa curadoria é o segredo para manter o foco dos alunos na aprendizagem.

Contar com um acompanhamento digital das atividades é importante por diversos fatores, por exemplo, para que os responsáveis também consigam entender como está sendo o rendimento do aluno, bem como quais atividades ou lições ele deve entregar.

3 – Assessoria pedagógica

A implementação bem-sucedida de um novo sistema de ensino requer suporte e treinamento adequados para todo o time de educadores. Dessa maneira, é importante se certificar de que haja:

  • Recursos de suporte técnico;
  • Assessoria pedagógica;
  • Formações para educadores.

Com esse apoio contínuo por parte do sistema escolhido, é possível que a transição seja suave e eficiente. Lembre-se, a boa aplicação do material começa por seus professores, por isso é essencial que eles estejam sempre em desenvolvimento.

4 – Logística eficiente

Ao escolher o sistema de ensino que será inserido na sua escola, é importante garantir que a entrega dos materiais seja pontual, afinal, os seus alunos devem começar o ano letivo sempre com as apostilas em mãos, evitando atrasos no processo de ensino-aprendizagem.

Busque entender a forma de trabalho e as ferramentas disponíveis pelo sistema escolhido. Os materiais são feitos por eles ou por terceiros? A impressão é feita pela própria empresa? Enfim, pesquise com calma e atenção.

Considerações finais

Ao avaliar todos os aspectos importantes em um sistema de ensino, assim como considerar as necessidades específicas da sua instituição, você estará em uma posição melhor para tomar uma decisão certeira e ideal.

Lembre-se que, depois de escolher, é importante envolver todas as partes interessadas na adaptação, incluindo educadores, administradores, pais e alunos, principalmente para garantir uma transição suave e uma experiência educacional enriquecedora para todos.


Conheça o Sistema Etapa

Há mais de 30 anos, o Sistema Etapa tem como proposta principal propagar com outras escolas a experiência em gestão e a metodologia do Grupo Etapa. E para isso, são adotados diferenciais importantes que visam colocar as escolas parceiras em um patamar cada vez mais alto.

Da nossa sala de aula para a sua📚

Os nossos autores têm ampla vivência em sala de aula, ou seja, os materiais didáticos são estruturados com base na necessidade real dos estudantes. Além disso, tudo o que vai para as escolas é antes testado e ajustado para oferecer o melhor para os alunos e para as instituições parceiras.

Proposta da Espiral Crescente🌀

Utilizamos a proposta da Espiral Crescente, que é um modo de aprendizagem contínuo e progressivo, no qual os conteúdos são ensinados, revisitados e aprofundados ao longo do tempo e das séries, permitindo ao aluno acompanhá-los de forma comparada e gradativa.

Avaliações contínuas📝

A nossa metodologia utiliza o sistema de avaliação curricular contínua, que é dividido da seguinte maneira: 2 provas por semana no Ensino Fundamental e 3 por semana no Ensino Médio. Com essas avaliações mais curtas, é possível estabelecer o acompanhamento das matérias e fomentar o hábito de estudo.

Comprometimento com prazos⏰

Para garantir que todos os alunos recebam os materiais pontualmente, o Sistema Etapa conta com editora e gráfica próprias, além de uma equipe totalmente dedicada à produção do material didático. Ou seja, a atualização é rápida e as entregas nunca atrasam.

Recursos digitais📲

Oferecemos suporte digital, tanto à escola quanto aos alunos, através de diversos recursos que contribuem para o aprendizado, como: versão digital do material, videoclipes, videoaulas, exercícios extras e conteúdos exclusivos, tudo isso disponível em portais e aplicativos.

Assessoria pedagógica👩‍🏫

O Sistema Etapa oferece para as escolas parceiras assessoria pedagógica e administrativa contínuas, tanto presenciais quanto à distância. Além disso, realizamos eventos voltados para o crescimento de cada profissional e aluno das instituições.

Conheça ainda mais sobre os nossos serviços e, é claro, os materiais didáticos que são oferecidos em todos os ciclos, VENHA SER ETAPA!