Jovem participando de uma competição de informática na Olimpíada Internacional de Informática IOI, concentrado diante de um laptop em sala de aula.

Você sabia que existe uma olimpíada científica totalmente dedicada à área da informática? Estamos falando da IOI, que também possui sua marca registrada entre as principais competições acadêmicas internacionais para jovens talentos e vem conquistando ainda mais espaço nos últimos anos.

Seguindo com nossa série de artigos sobre as olimpíadas científicas, chegou a hora de falarmos sobre a IOI – Olimpíada Internacional de Informática. Já temos matérias publicadas sobre outras competições famosas no circuito acadêmico. Para acessá-los, basta clicar em um dos links abaixo:

O que é a IOI: Olimpíada Internacional de Informática?

A IOI (International Olympiad in Informatics) é uma das competições de ciência da competição mais prestigiada do mundo. Voltada para estudantes do ensino médio, ela é realizada anualmente desde 1989, e se destaca por reunir jovens talentos da informática de diversos países.

Os principais objetivos da IOI são focados em descobrir e incentivar talentos excepcionais na área da computação, promover a informática e tecnologia da informação, além de fomentar relações internacionais e estimular competições regionais desta área em diferentes países.

Qual a origem da IOI?

A Olimpíada Internacional de Informática tem sua origem na década de 1980, impulsionada pelo reconhecimento crescente da área no mundo todo. A ideia de criar uma competição internacional voltada a estudantes do ensino médio foi proposta na 24ª Conferência Geral da UNESCO, sediada em Paris. 

Em maio de 1989, a UNESCO, em parceria com a Federação Internacional para o Processamento da Informação (IFIP), iniciou e patrocinou a primeira edição da IOI, que aconteceu em Pravetz, na Bulgária. Desde então, a IOI tornou-se um evento anual, com a missão de reunir jovens talentos para competir e desenvolver suas habilidades em programação e resolução de problemas algorítmicos.

Como funciona a competição na IOI?

A estrutura da competição na IOI é composta por dois dias de prova, não consecutivos, geralmente com um dia de folga entre eles, onde os estudantes terão três problemas algorítmicos complexos para resolver dentro de 5 horas. Os participantes utilizam computadores individuais com acesso a um ambiente de desenvolvimento (IDE) e compiladores, mas não têm acesso à internet ou a qualquer material externo além da documentação do ambiente e das linguagens de programação permitidas.

Como é feita a premiação na IOI?

A premiação na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) é feita de forma individual e segue um critério de porcentagem dos participantes – similar ao das outras olimpíadas científicas internacionais. Não há um ranking oficial por país, mas sim uma distribuição de medalhas com base no desempenho de cada estudante, que acontece da seguinte forma:

  • Medalhas de Ouro: concedidas aos 10% melhores colocados;
  • Medalhas de Prata: entregues aos 20% seguintes (ou seja, do 11º ao 30% do ranking);
  • Medalhas de Bronze: para os 30% subsequentes (do 31º ao 60% do ranking).

Desta forma, aproximadamente, 60% dos competidores da IBO retornam para casa com uma medalha. Além das medalhas, os estudantes também recebem certificados de participação.

Quais sãos os maiores vencedores da IOI?

Embora a IOI não tenha um ranking oficial de países no sentido de uma competição por equipe, existem contagens de medalhas por delegação ao longo dos anos. Com base nestes dados históricos, os países que se destacam no topo da tabela são:

1º China: 102 medalhas de ouro;
2º Rússia: 68 medalhas de ouro;
3º Estados Unidos: 68 medalhas de ouro;
4º Coreia do Sul: 49 medalhas de ouro;
5º Polônia: 44 medalhas de ouro.

O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Informática desde a edição de 1999, sediada na Turquia. Até o momento, conquistamos 3 medalhas de ouro, 18 de prata e 40 de bronze. Alunos representantes do Etapa foram responsáveis por trazer quatro dessas medalhas: Leonardo Valente Nascimento conquistou a medalha de prata na edição de 2023, Pedro Suyama Leston Rey conquistou duas medalhas de bronze em 2023 e 2024, e Pedro Henrique Assunção conquistou a medalha de prata em 2025.

Pedro Henrique Assunção, do Colégio Etapa, foi medalhista na edição de 2025 da IOI

Como participar da IOI?

A seleção brasileira para a Olimpíada Internacional de Informática acontece através da OBI, onde os melhores classificados na fase nacional são convidados para a Semana Olímpica, que consiste em um treinamento intensivo e uma série de provas seletivas.Essa seletiva geralmente ocorre presencialmente na Unicamp ou em escolas designadas. As provas são de caráter individual e exigem conhecimentos aprofundados em programação competitiva. As linguagens aceitas para as provas da seletiva costumam ser C++.

Quando será a próxima edição da IOI?

A próxima edição da IOI está prevista para acontecer em agosto de 2026 no Uzbequistão, em cidade ainda não definida. Para mais informações, acompanhe o site oficial do evento disponível em: ioi2026.uz

Garotas com interesse por informática possuem uma olimpíada só para elas

Fundada em 2021 com o objetivo principal de promover a participação feminina na área de ciência da computação e na programação competitiva, a EGOI (European Girls’ Olympiad in Informatics) é uma competição exclusiva para meninas, mulheres trans e pessoas não binárias que ocorre em um formato similar à IOI.

Se você é uma garota e tem interesse em participar dessas competições de informática, a EGOI pode ser uma excelente porta de entrada! Temos um artigo em nosso blog que traz mais detalhes sobre essa competição. Para acessá-lo, basta clicar no link abaixo:

O Etapa SigmaCamp pode te ajudar na preparação para a próxima IOI

Se você é ama computação, ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e sonha em competir na Olimpíada Internacional de Informática, o Etapa SigmaCamp é a iniciativa perfeita para te impulsionar. Se você ainda não conhece, o Etapa SigmaCamp é um acampamento de verão imersivo totalmente em inglês, dedicado ao universo STEM.

Neste acampamento imersivo, você terá a chance de se conectar com outros estudantes de todo o Brasil que compartilham seu interesse por tecnologia e computação. Além disso, o programa inclui palestras e workshops com especialistas renomados internacionalmente, bem como aulas avançadas que vão expandir seus conhecimentos em informática para um novo nível. Para saber mais, acesse: digital.etapa.com.br/4kjnSuI

A Olimpíada do Conhecimento Etapa pode ser sua porta de entrada no mundo olímpico

Anualmente, o Sistema Etapa realiza a Olimpíada do Conhecimento Etapa: uma competição aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Ela pode ser a sua porta de entrada para o mundo das competições científicas. Se quiser saber mais, clique no link abaixo e confira um conteúdo completo sobre a OCE: