Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática & Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa

Eventos realizados no NR Acampamentos, em Sapucaí Mirim-MG, promoveram o reencontro de escolas parceiras e proporcionaram importantes momentos integração e conhecimento

Os eventos especiais para estudantes do Sistema do Etapa retornaram ao formato presencial e temos muitos motivos para comemorar. Nos dias 12 e 13 de agosto, tivemos a volta da 23º Olimpíadas de Matemática, da 20º Olimpíadas de Língua Portuguesa e do 18º Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa. O evento reuniu 204 alunos de 28 escolas parceiras. 

“Foi um momento especial, depois de dois anos, conseguimos integrar estudantes de todo o Brasil. Os benefícios da participação nas Olimpíadas e no Desafio do Sistema Etapa vão além das provas. É um processo de autoconhecimento que também possibilita o intercâmbio de experiências enriquecedoras.”, afirma Antonio Tenreiro (Toninho),  gerente do Sistema Etapa. 

Ambientado em uma região campestre, o evento foi realizado em dois dias. No primeiro, houve a recepção dos participantes, que  tiveram o dia livre para aproveitar o espaço de lazer do acampamento, participar de atividades e se enturmar. As provas e a premiação aconteceram no dia seguinte.

O estudante do 8º ano, Gustavo Mecho Pelegrino, do Colégio Teresa de Calcutá,se surpreendeu com o evento: “Nem imaginava que teríamos a oportunidade de aproveitar os espaços do acampamento.A prova de Matemática foi bem difícil e apesar de não ter conseguido uma medalha gostei muito dessa experiência. Participaria novamente, com certeza.” A aluna Nathália Luisa M. Freitas, da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Arcieri, ficou encantada com a proposta do evento: “É uma experiência muito legal e diferente. Você faz novas amizades e cria vínculos com pessoas de diferentes cidades”.

Para Vinícius Vecchi, aluno do Colégio Sistema, esse evento ofereceu experiências únicas.  O estudante da 3ª série do Ensino Médio explica que por ser seu último ano da escola, decidiu aproveitar a oportunidade: “Participem e aproveitem para conversar com pessoas de diversas cidades e estados do país. A prova é difícil, mas também é um excelente incentivo para testarmos nossas habilidades”, conclui.

113 Medalhas e um gostinho de quero mais

Em um clima de confraternização e muita troca de experiências, a 23º Olimpíada de Matemática, a 20º Olimpíada de Língua Portuguesa e o 18º Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa promoveram um agradável momento para estudantes que adoram ser desafiados. Em 2022, os três eventos premiaram 113 estudantes (19 medalhas de ouro, 36 medalhas de prata e 58 medalhas de bronze).

A todos que participaram, fica registrado aqui o nosso agradecimento. Nos sentimos honrados em poder compartilhar histórias e experiências que transformarão o futuro. 

O evento Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática & Desafio de Competências e Habilidades do Sistema Etapa,  reuniu estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Acesse aqui as fotos do evento.

Confira, a seguir, os resultados de cada competição:

Eventos exclusivos do Sistema Etapa

Preparar os estudantes de escolas parceiras para a vida é o que nos motiva a criar ações especiais para elas. Nosso propósito é estimular experiências que consolidam o desenvolvimento do aluno durante todas as suas fases.
O Sistema Etapa é um sistema de ensino que atende escolas de todo o Brasil, por meio do fornecimento de soluções pedagógicas exclusivas e material didático impresso e digital para o ensino básico – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Fazemos parte do Grupo Educacional Etapa, um dos mais importantes grupos educacionais do país, composto por gráfica própria, faculdade, curso pré-vestibular e pelo Colégio Etapa – o grande laboratório do Sistema Etapa – líder no Enem em aprovações nas melhores universidades nacionais e do exterior e em conquistas das melhores colocações em olimpíadas culturais.