A partir do Ensino Médio, os estudantes precisam fazer escolhas importantes sobre o seu futuro. Para ajudá-los nesse processo, o Novo Ensino Médio vem com uma proposta que leva em conta o preparo do aluno para a continuidade dos seus estudos no Ensino Superior, sua inserção no mercado de trabalho e sua localização num mundo repleto de informações e escolhas. 

O novo currículo exige diversas adaptações que impactam profundamente as escolas, independentemente do seu porte. Entre as principais mudanças propostas está a criação do Projeto de Vida.

O que é o Projeto de Vida?

O Projeto de Vida é um novo item obrigatório no currículo escolar relacionado com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos para o futuro, para que assim possam conhecer suas possibilidades e compreender os processos e responsabilidades envolvidos na tomada de decisões.  

Para isso, as instituições de ensino devem criar espaços de diálogo e contato com os desafios do mundo, e orientar os estudantes para que eles consigam fazer escolhas responsáveis e conscientes.

Neste vídeo do Sistema Etapa sobre o Novo Ensino Médio, entenda mais sobre o que é o Projeto de Vida e qual é a mobilização e preparo que ele exige das escolas. 

Entendendo o novo currículo

Além da criação do Projeto de Vida, as principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio estão relacionadas a uma mudança na carga horária, uma nova estrutura da formação geral básica e a adoção de itinerários formativos que aprofundam o conhecimento dos alunos de acordo com suas áreas de maior interesse. 

O objetivo do novo currículo é oferecer repertório e habilidades que possam auxiliar o aluno em sua trajetória de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. O conteúdo trabalha frentes como autoconhecimento, pensamento crítico, planejamento, liderança, colaboração e outros elementos importantes na vida pessoal e profissional, independentemente da carreira que venha a ser escolhida pelo aluno.


Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola? 

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais