Prova E Gestão do Aprendizado

A qualidade do ensino e o rendimento escolar são temas relacionados à área de gestão do aprendizado. Além de acompanhar a dedicação dos alunos e o bom desempenho acadêmico, é necessário avaliar o rendimento escolar. Neste contexto, a prova pode ser uma boa aliada.

Neste texto você verá mais informações sobre:

  • Importância da gestão do aprendizado
  • Como implementar um modelo de gestão de aprendizagem?
  • Gestão do aprendizado do Sistema Etapa
  • Histórias de Parceria:Prova Geral e Gestão do Aprendizado

Importância da gestão do aprendizado

A gestão do aprendizado consiste no acompanhamento do aluno durante toda a sua trajetória escolar. O intuito é avaliar o envolvimento dos estudantes e a compreensão deles sobre os temas apresentados.

Para ter métricas consistentes é importante que a escola tenha um planejamento pedagógico que inclua um sistema de avaliações que desafie e motive os alunos a terem uma rotina mais organizada de estudos. 

O acompanhamento deve contribuir ainda para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo e ajudá-lo a colocar em prática algumas estratégias e modelos de organização dos estudos. 

No Sistema Etapa, por exemplo, é disponibilizada para as escolas parceiras a Prova Geral. Produzida pelos mesmos autores do material didático, a avaliação integra as soluções e serviços oferecidos para as escolas parceiras, que têm como propósito em comum a qualidade da educação. 

Como implementar um modelo de gestão de aprendizagem?

Agora que você já compreendeu a importância de desenvolver processos que favoreçam a gestão de aprendizagem, é importante averiguar quais são os pontos que precisam ser melhorados na atual estrutura e apresentar uma proposta com objetivos sólidos e mensuráveis, para uma maior eficiência nos processos. Abaixo temos alguns exemplos:

  • Aprimorar os conhecimentos dos alunos;
  • Implementar melhorias no desenvolvimento das aulas e no conteúdo que serão apresentadas aos alunos;
  • Elevar os resultados dos alunos nas provas;
  • Elevar a qualificação do corpo docente;
  • Avaliar o rendimento das aulas e compreensão dos alunos com base nos resultados das provas;
  • Aprimorar o gerenciamento de tempo e a qualidade das aulas.

Entre as mudanças necessárias, é importante que sejam feitos investimentos em qualificação dos profissionais da escola e também ajustes em materiais e conteúdos que serão apresentados aos alunos. 

Durante a implementação de um modelo de gestão de aprendizagem, é importante analisar o projeto político-pedagógico da instituição e buscar metodologias de ensino e aprendizagem que insiram o aluno como protagonista do próprio aprendizado, garantindo então um modelo de avaliação que favoreça o seu desenvolvimento.

Gestão da aprendizagem no Sistema Etapa

As provas e a gestão de aprendizagem oferecidas pelo Sistema Etapa são parte de uma importante estratégia metacognitiva que promove o desenvolvimento do hábito de estudo.

Para garantir um ensino de qualidade, recomenda-se que sejam utilizadas métricas claras e completas de acompanhamento sobre como o conteúdo está sendo absorvido pelos alunos e avaliar o desempenho dos professores.

Outra forma de gestão é aquela em que o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado, possibilitando-lhe acompanhar seu desempenho e recuperar o conhecimento perdido. Isso é possível por meio do Boletim Eletrônico, uma funcionalidade oferecida aos parceiros de Ensino Fundamental – Anos Finais e de Ensino Médio do Sistema Etapa.

Histórias de Parceria: Prova Geral e Gestão do Aprendizado

Para garantir um ensino de qualidade, é preciso utilizar métricas claras e completas de acompanhamento sobre como o conteúdo está sendo absorvido pelos alunos e avaliar o desempenho dos professores.

Pensando nisso, o Sistema Etapa oferece diversos recursos que contribuem com o aprendizado dos alunos, sempre com ferramentas detalhadas de acompanhamento para os gestores. E uma das formas de verificar o progresso dos estudantes e do corpo docente é por meio de avaliações

Nesse vídeo, conheça um importante recurso para o trabalho educacional das escolas: a Prova Geral e a Gestão do Aprendizado. Confira relatos de gestores parceiros sobre a aplicação das provas e como seus dados proporcionaram crescimento qualitativo às escolas parceiras.

Veja também outros temas que podem te interessar: