enem

Com a proximidade do final do ano, a rotina de estudos dos vestibulandos fica ainda mais intensa, principalmente por conta do calendário que engloba o Enem e os grandes vestibulares. 


E esse momento pode vir acompanhado de tensão e ansiedade, que são sentimentos que atrapalham bastante. Dessa maneira, é importante relaxar a mente e manter a calma, e algumas ações podem ajudar!

Técnicas para o Enem e vestibulares

Além do que foi dito pelo Gerente Carlos Alberto, algumas outras dicas simples podem auxiliar nesse período preparatório. Continue a leitura do artigo e conheça 4 importantes técnicas para estudar para o Enem e os vestibulares.

1 – Crie um planejamento para Enem e vestibulares

Esse é um dos pontos mais importantes, já que o planejamento ajuda o estudante a saber se está dedicando o tempo necessário para cada matéria, principalmente as que ele tem mais dificuldade. 

Ao contar com um planejamento bem desenhado, as chances de manter um bom ritmo de estudo aumentam, além de evitar a procrastinação.

2 – Monte uma rotina de estudos

Uma boa rotina de estudos conta com metas bem estruturadas, que devem ser divididas entre diárias, semanais e mensais. Mas não esqueça de sempre atualizar e ver se o cronograma ainda faz sentido.

Quando for dividir os estudos, lembre-se de dar atenção para todas as matérias, mas priorize as que você tem mais dificuldade, já que o tempo despendido nestes casos será um pouco maior.

3 – Pratique com provas anteriores e simulados

Um ótimo modo de se preparar é com provas que já foram aplicadas, principalmente para que você entenda mais a linguagem e o nível de dificuldade. Fazer simulados também te ajuda a controlar melhor o tempo disponível para responder a cada pergunta.

Ainda falando sobre essa questão, é importante lembrar que, normalmente, o Enem e os vestibulares contam com provas de longa duração, por isso, saber administrar o tempo se faz muito necessário.

4 – Não esqueça de descansar

Em meio a uma rotina intensa de estudos, muitas pessoas podem esquecer ou até abrir mão de momentos de descanso e lazer, mas isso está longe de ser o melhor a se fazer. Por isso, preze pelas seguintes ações:

  • Estabeleça pausas;
  • Faça atividades que gosta;
  • Acalme sua mente;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Entre outras.

Lembre-se, as horas de estudo precisam render Além disso, provavelmente você não vai aprender, vai apenas forçar o seu cérebro a continuar, sendo que ele já estará cansado.

enem

Considerações finais

A jornada dos vestibulandos, principalmente na época das provas, é marcada por desafios significativos, mas que são capazes de abrir portas importantes durante a vida, como fala Eduardo Sisti, Consultor pedagógico e Professor de História do Grupo Etapa:

“Os vestibulares são portas de entrada para o universo acadêmico. Conquistar uma vaga em uma boa universidade pode ser decisivo para o desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo. Uma vez na faculdade, o jovem terá à sua disposição uma variedade de opções para enriquecer seu repertório, se preparar para os desafios da vida adulta e, talvez o mais importante, amar a profissão que escolheu.”

Por fim, com dedicação e prática das técnicas adequadas, é possível se preparar para enfrentar os exames com coragem e determinação. A chave está em manter o foco, a calma e a perseverança.