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O universo do marketing é muito amplo, contando com estratégias que auxiliam desde a captação de leads, ou seja, clientes em potencial, até a fidelização de consumidores que já são seus. Tendo isso em vista, é possível utilizá-lo em diferentes ramos.


Assim, um dos universos de aplicação é dentro das instituições de ensino, ainda mais durante o período de campanha de matrículas e rematrículas, já que esse é um campo de alta concorrência, como reforça o Supervisor de Comunicação do Grupo Educacional Etapa, Paulo Rogério:

“É preciso pensar sobre qual é o principal diferencial da escola, por exemplo, um sistema de ensino forte e reconhecido nacionalmente, uma equipe altamente qualificada de professores, uma excelente estrutura esportiva, um programa de ensino internacional, entre outros aspectos. Vale lembrar que esta diferenciação não acontece por uma característica específica apenas, mas sim por uma conjuntura de qualidades. Além disso, é necessário investir em marketing digital e redes sociais, já que essas são boas ferramentas para as escolas se destacarem no período de campanha de matrículas e rematrículas, principalmente por meio de anúncios online, postagens nas redes sociais e e-mails marketing. Outra boa ideia é oferecer benefícios exclusivos para os alunos que se matricularem ou se rematricularem dentro de um determinado prazo, como descontos nas mensalidades, cursos gratuitos, oferecer políticas de bolsas de estudo, entre outros. Dando sequência, a escola também pode realizar eventos e atividades para os pais e alunos, com o foco de chamar a atenção das pessoas para a escola. Por fim, é interessante investir na melhoria do processo de atendimento, responder dúvidas e esclarecer questões, já que esses são pontos importantes para as escolas se destacarem neste período.”

Em alguns períodos do ano, infelizmente, é normal que as escolas percam estudantes, seja por transferências ou por finalizarem o último ano, mas o número de permanências sempre deve ser maior, assim como o de novas matrículas.

Então, agora é normal que surja a dúvida: quais estratégias utilizar nas campanhas de matrícula e rematrícula para conquistar ainda mais estudantes. Será que existe uma ‘receita pronta’ ou uma ‘fórmula mágica’? Com certeza não, mas existe o Marketing!

Três estratégias de marketing para aplicar na sua campanha

O marketing não é milagroso, mas é capaz de oferecer bons resultados, principalmente com um estudo e uma aplicação que sejam bem executados. Dessa maneira, é preciso entender todo esse universo, começando com o público-alvo.

Antes de pensar em todas as estratégias que existem no marketing, primeiramente é preciso saber quem é o seu público, ou seja, quem a sua empresa atende. Paulo Rogério aborda um pouco mais sobre como trabalhar essa ação:

“Primeiramente, é importante a escola analisar seus dados internos, como perfil dos alunos matriculados, localização geográfica, faixa etária, nível socioeconômico, entre outros. Esses dados ajudam a entender quem são os clientes atuais da instituição e quais são as suas características. Além disso, é fundamental avaliar o seu mercado, analisando dados demográficos da região, tendências educacionais, perfil das famílias, entre outros aspectos. Com a definição do público-alvo, a instituição pode utilizar essas informações para criar uma estratégia de marketing mais assertiva. Isso inclui definir os canais de comunicação mais adequados, quais as mensagens que serão transmitidas, os benefícios que serão oferecidos, entre outros aspectos.”

Desse modo, após saber exatamente quem é o seu público, chega o momento de as instituições aplicarem diferentes estratégias de marketing, como algumas que separamos a seguir!

1 – Inbound Marketing

Essa é uma oportunidade de fazer com que o estudante ou o responsável por ele venha até a escola, não o contrário. Ou seja, a instituição atrai aquelas pessoas mais qualificadas para a campanha de matrícula e rematrícula.

Para que essa ação tenha eficácia, um dos métodos mais utilizados é a criação de conteúdos relevantes, com bases de SEO (Search Engine Optimization), voltados para à área educacional. Esses artigos podem ser compartilhados também nas redes sociais.

Ainda dentro dos conteúdos, não esqueça de adicionar uma landing page ou, em português, página de cadastro. Assim, o usuário precisará preencher seus dados para ter acesso ao artigo completo, gerando uma nova forma de relacionamento entre empresa e cliente.

2 – Geomarketing

Essa estratégia tem como foco principal localizar, por meio de um mapeamento, os alunos que podem, possivelmente, estudar na escola. Depois disso, entra em prática a aplicação de métodos para a atração destes estudantes ou de seus responsáveis. 

Para isso é possível, por exemplo, organizar e convidar estes alunos para eventos voltados para a campanha de matrícula e rematrícula. O principal objetivo é fazer com que a escola se destaque e crie uma base forte dentro da sua região de atuação.

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3 – Marketing Offline

Por mais que muitas pessoas acreditem que apenas o modelo digital é capaz de oferecer bons resultados, o offline ainda é muito presente e forte, principalmente em campanhas de matrícula e rematrícula. 

Neste processo, é possível apostar, por exemplo, em outdoors da escola, mostrando um pouco sobre sistema de ensino, aprovações de estudantes em universidades, conquistas educacionais já alcançadas, entre outras opções de conteúdo. 

Além disso, a escola também pode apostar em flyers e folders, fazendo a entrega dos materiais seguindo o que foi constatado no Geomarketing. Ou seja, com essa ação, as chances de acerto crescem consideravelmente.

Considerações finais

O marketing é uma ferramenta crucial para ajudar nas campanhas de matrícula e rematrícula escolar. Por meio do uso destas estratégias, as escolas podem alcançar o público certo, apresentar uma imagem positiva e destacar seus diferenciais. 

É importante lembrar que as campanhas de matrícula e rematrícula devem ser pensadas com antecedência e com um planejamento estratégico sólido, como aborda o Supervisor de Comunicação do Grupo Educacional Etapa:

“Vejo duas vantagens diretas para realizar um planejamento com antecedência. A primeira é que fazer isso de forma antecipada permite que a escola tenha mais tempo para realizar os devidos ajustes neste planejamento, corrigindo a rota e reavaliando os resultados. Na sequência, isso gera uma otimização das despesas e melhor eficiência. Por exemplo, em algumas regiões a mídia offline ainda tem bastante relevância. Com antecedência, é possível ter uma boa negociação e também ter vantagem nas reservas de espaço.”

Por fim, é fundamental que as escolas estejam atentas às tendências e às mudanças no comportamento do consumidor para se manterem relevantes no mercado.