integração

Nem sempre o início das aulas é fácil, principalmente quando pensamos na questão da integração entre alunos, que pode, muitas vezes, vir acompanhada de um distanciamento ou de amizades já ‘definidas’ anteriormente. 

Porém, com organização e estratégias bem desenhadas, é possível que o processo de integração seja mais simples e positivo. 

Ao ser perguntada sobre os benefícios da integração em sala de aula, Claudia Ramalho, Assessora Pedagógica do Sistema Etapa, traz uma perspectiva inusitada e inspiradora:

“Acho que o benefício principal é a própria integração. A palavra já diz tudo = incorporação de um elemento num conjunto. No latim = integrare, que significa o ato ou efeito de tornar inteiro. Sinônimo de assimilação e reunião…. Tornar inteiro! Sem dúvida, é um lindo conceito, esse que, para que se efetive, só depende de acolhimento, boa comunicação, informação clara e respeito às individualidades dos alunos.”

Agora que o benefício de integrar alunos e professores foi visto, é preciso buscar formas de trabalhar essa ação corretamente em sala de aula. Para ajudar, preparamos 4 boas estratégias!

1 – Faça a integração dos novos alunos no fluxo escolar

Independentemente de como funcione o fluxo de comunicação da escola, é preciso que todos os alunos sejam integrados. Desse modo, se as ações forem digitais, garanta o cadastro dos estudantes novos nas plataformas utilizadas. E se for impresso, não esqueça de aumentar a quantidade dos itens.

Outro ponto extremamente importante é a entrega dos materiais, planeje com antecedência a chegada do estudante. Dessa forma, não existe risco de que o aluno fique sem o material didático, gerando atraso no aprendizado.

2 – Saiba informações importantes sobre os alunos

Quanto mais alunos, mais informações precisam entrar na rotina. Por isso, busque saber todos os dados essenciais dos novos estudantes, como nome, idade, atividade favorita, matérias que têm mais dificuldade, entre outros pontos.

Ao ter tudo isso em mãos, fica mais fácil trabalhar o dia a dia escolar. Afinal o professor saberá os pontos mais importantes referentes aos alunos, o que ajuda a entender se a turma como um todo é mais prática ou mais teórica.

3 – Organize atividades de integração em grupo

Com base na idade e na série dos alunos, os professores podem desenhar algumas dinâmicas que incentivem o trabalho em grupo, a socialização e, é claro, a integração dos estudantes novos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Algumas ideias podem ajudar, como atividades de apresentação, em que os alunos falam o nome, a idade e alguma curiosidade sobre eles. Junto disso, é possível colocar alguma música ou regra divertida.

4 – Faça o acompanhamento dos novos alunos

Além das atividades de integração, é preciso que haja um acompanhamento dos alunos por parte dos professores. Desse modo, seja semanalmente ou mensalmente, é importante que os professores busquem entender como os estudantes estão se sentindo.

Para obter esse feedback mais assertivo, é possível fazer uma pesquisa online ou uma reunião presencial, sempre junto dos responsáveis do estudante, apostando em perguntas simples, mas diretas, por exemplo:

  • Como o aluno está se sentindo?
  • Algo na escola deixou ele triste?
  • Ele se sentiu acolhido pelos professores?
  • Ele se sentiu acolhido pelos colegas?
  • Entre outras opções.

Sem dúvida, essa proximidade com os alunos e os responsáveis cria um canal de comunicação aberto entre as partes envolvidas, o que é muito importante para o bom desenvolvimento do aluno.

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Considerações finais

De modo geral, não existe uma receita mágica para trabalhar a integração dos novos alunos. Mas, com certeza, existem ações que NÃO devem ser feitas, principalmente quando pensamos no bem-estar dos novos alunos.

Claudia Ramalho, falou um pouco mais sobre as estratégias negativas no momento de trabalhar a integração:

“Acredito que não devem ser utilizadas todas que caminhem na contramão do que já foi citado, por exemplo: acolhimento, boa comunicação, informação clara e respeito às individualidades dos alunos. Vale a pena ressaltar que a integração não acontece de forma isolada, apenas na sala de aula, ela faz parte do projeto maior da escola. Todos integram e são integrados.”

Pois bem, com tudo o que foi citado aqui, certamente será muito mais fácil trabalhar com os novos alunos, ampliando suas chances de desenvolvimento e de convivência em sala de aula.