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O início das aulas é marcado por vários momentos desafiadores, por exemplo a integração de novos estudantes, a entrada em uma nova série, conteúdos diferentes, entre outros fatores. 

Essa retomada pode ser um desafio considerável, principalmente porque, além de tudo o que foi dito, o período de férias também altera a rotina dos alunos. Desse modo, conquistar a motivação para o acompanhamento das aulas é uma tarefa árdua.

Claudia Ramalho, Assessora Pedagógica do Sistema Etapa comenta mais sobre essa adequação necessária:

“Uma recepção calorosa, organizada e acolhedora é um aspecto que merece toda a atenção dos gestores no início do ano letivo, simplesmente porque impacta de forma bastante significativa a experiência dos alunos, especialmente os novos. Ela tem o poder de estabelecer um tom positivo para o ano todo. Acho que vale a pena apostar na criação de uma atmosfera acolhedora, com um ambiente bem decorado e música, para que os alunos se sintam bem-vindos e animados com o novo ano escolar. A escola também pode organizar uma breve cerimônia de boas-vindas, incluindo discursos motivacionais, apresentações musicais ou culturais, e uma introdução à equipe e aos professores da escola. Inclusive, os professores podem ser orientados a criar um ambiente acolhedor em suas salas de aula, talvez com atividades que permitam que os alunos se conheçam melhor. Podem ser preparadas sessões de orientação, abordando aspectos como layout da escola, o funcionamento da escola, regras e expectativas, serviços disponíveis e dicas de estudo. Para os alunos mais jovens, pode incluir atividades lúdicas que os ajudem a se familiarizar com a escola e com seus novos colegas.”

Pensando em tornar o início das aulas mais tranquilo, separamos estratégias que podem ser adotadas pelos educadores, visando despertar o interesse dos alunos e fomentar uma mentalidade positiva e colaborativa.

1 – Crie um laço de confiança durante as aulas

Uma boa relação entre professor e aluno é um aspecto fundamental no desempenho dos estudantes ao longo do ano. Para facilitar essa conexão, algumas pequenas atitudes podem auxiliar, por exemplo:

  • Contato próximo com os alunos;
  • Mostre que se importa;
  • Seja simpático;
  • Trate os alunos com carinho.

Além desses aspectos citados, não se esqueça de ser positivo e encorajar os seus alunos, isso cria um laço forte de confiança, o que gera mais motivação e engajamento por parte dos estudantes.

2 – Conheça os interesses dos alunos

Cada professor lida com dezenas ou até centenas de estudantes, o que torna humanamente impossível saber detalhes e características específicas de cada um. Porém, é interessante que algumas atividades sejam voltadas a esse conhecimento, como explica Claudia:

“É importante que os professores promovam atividades que favoreçam a socialização e o conhecimento mais assertivo de cada aluno. Para isso, algumas opções são: atividades com métodos de ensino que promovam dinâmicas de grupo, jogos de apresentação ou projetos colaborativos; a oferta de atividades extracurriculares como música, arte, ciência, tecnologia, esportes e voluntariado que permitam que os alunos explorem interesses pessoais, ampliem suas redes sociais e desenvolvam novas habilidades; a criação de programas de mentoria e liderança, onde alunos mais experientes atuam como mentores de alunos mais novos e desenvolvem habilidades de liderança, como organizar eventos ou liderar clubes e atividades; a participação dos alunos em eventos escolares como feiras culturais, shows de talentos, competições esportivas, festas temáticas, enfim… Além de serem ótimas oportunidades para alunos e professores interagirem fora do ambiente formal de sala de aula, também atendem aos interesses mais genuínos porque cada aluno tende a buscar aquilo que mais lhe agrada.”

Ao entender mais sobre os alunos e, até mesmo, sobre a turma no geral, é possível desenvolver aulas mais divertidas e motivadoras. Ademais, com o dia a dia, também é possível que o professor perceba se aquela turma é mais prática ou mais teórica. 

3 – Trabalhe com reforço positivo nas aulas

O processo de aprendizagem é uma via de mão dupla, na qual tanto professores quanto alunos desempenham papéis importantes. Pensando nisso, é necessário mostrar para os alunos um pouco mais dessa responsabilidade. Mas de que forma?

O trabalho com reforço positivo é uma ótima ideia, já que com incentivos e recompensas você verá um empenho e uma dedicação maior por parte deles. Por exemplo, você pode promover um quadrinho de aluno do mês, para aquele com mais destaque.

De todo modo, busque por atividades que não exponham os demais alunos, afinal o propósito é criar um ambiente harmônico e que seja interessante para eles.

4 – Ofereça feedbacks

É difícil cobrar motivação dos alunos quando eles não são bem orientados. Por isso, é importante trabalhar com feedbacks constantes, principalmente para que eles saibam os erros e acertos que estão cometendo.

Com esse suporte vindo dos professores, é possível que os estudantes fiquem mais motivados em acompanhar as aulas e evoluir constantemente. Inclusive, uma outra estratégia pode ser aliada aos feedbacks, que são as metas.

Auxilie o aluno no processo de estabelecimento das próprias metas, por exemplo, estudar X horas por dia, aprender uma nova fórmula, escrever uma redação diariamente, entre outros. Tudo isso é capaz de gerar uma rotina de aprendizado constante.

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Conclusão

De modo geral, as estratégias motivacionais apresentadas não apenas se revelam como ferramentas eficazes para impulsionar o entusiasmo no início das aulas, mas também estabelecem alicerces para um ano letivo positivo. 

Ao reconhecer a individualidade dos alunos, fomentar uma atmosfera positiva, promover a participação ativa e incorporar elementos inovadores, os educadores têm em suas mãos o poder de moldar a experiência educacional.