A Educação Financeira é essencial para promover uma boa relação com o dinheiro. Principalmente no Brasil, em que há 73 milhões de pessoas endividadas, segundo o levantamento realizado em dezembro de 2024 pelo Serasa. Nesse contexto, a disseminação de conhecimentos financeiros desde cedo contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Confira alguns benefícios de abordar o assunto nas aulas.
1. Promove o consumo consciente
As aulas de Educação Financeira estimulam reflexões sobre as consequências do consumismo. Os alunos aprendem a diferenciar necessidades de desejos e a avaliar cuidadosamente cada compra.
2. Estimula o empreendedorismo
Os materiais de Educação Financeira do Sistema Etapa incentivam a inovação por meio da simulação da abertura de uma empresa. Nessa atividade, os estudantes desenvolvem autonomia, criatividade e noções básicas de gestão, despertando o espírito empreendedor.
3. Incentiva a integração com a família
Com os conceitos financeiros aprendidos em sala de aula, os estudantes se sentem mais preparados para participar de conversas sobre dinheiro, economia e planejamento, fortalecendo o diálogo e criando uma cultura financeira na família.
4. Prepara o aluno para situações reais
O planejamento orçamentário e a economia de dinheiro são habilidades fundamentais para superar desafios financeiros e tomar decisões mais inteligentes. Ter acesso a essas informações ainda na escola possibilita que os estudantes se sintam mais confiantes para lidar com as questões da vida adulta.
5. Desenvolve o interesse por investimentos
Investimento não precisa ser um assunto “de adulto”. É possível apresentar noções de poupança, juros e investimentos de maneira lúdica e acessível, contribuindo para a escolha de formas inteligentes de administrar o dinheiro ao longo da vida.
O Sistema Etapa e a Educação Financeira
Com o objetivo de formar cidadãos mais capacitados para lidar com o dinheiro, o Sistema Etapa oferece materiais didáticos extracurriculares sobre o tema para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As apostilas anuais apresentam aos alunos conceitos importantes como economia, investimentos, planejamento, orçamento de gastos e aplicação em economias. Como um aprofundamento no assunto, disponibilizamos para os alunos do 6º ao 9º ano conteúdos sobre Administração e Projetos. Já no Ensino Médio, os estudantes contam com materiais de Educação Financeira e de Empreendedorismo. As atividades envolvem situações reais e exercícios práticos com o compartilhamento de experiências pessoais.