A importância de organizar o calendário escolar
Dentro da gestão escolar, o calendário oficial de atividades tem um papel extremamente relevante para alunos, professores e equipe pedagógica a se organizarem para o ano letivo, conseguirem cumprir metas educacionais e desenvolverem atividades de impacto dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Organizar o calendário escolar contribui para que as instituições de ensino consigam dimensionar o serviço oferecido, respeitando as exigências determinadas por lei em relação ao currículo escolar e, também, prevendo os momentos de integração de pais e responsáveis às ações da instituição, fortalecendo assim os laços entre família e escola.
Entre outros benefícios desse planejamento, estão contribuir com a organização de recursos e logística da escola, auxiliar no cumprimento de prazos, alinhar expectativas sobre as atividades que serão realizadas, criar canais de comunicação e dar destaque a eventos e iniciativas propostas pela escola.
Além disso, o calendário escolar também pode ajudar pais e responsáveis a decidir sobre a matrícula de um estudante, seja para entrar em uma nova instituição durante o ano letivo ou prosseguir os estudos na mesma.
Como montar o calendário escolar
Antes de tudo, um dos pontos mais importantes a se pensar na hora de organizar o calendário escolar é observar as recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entre elas estão a carga horária mínima de 800 horas anuais, para o Ensino Fundamental, e 1.000 horas anuais para o Ensino Médio, distribuída no mínimo entre 200 dias, tendo certa flexibilidade e levando em consideração questões regionais como situação econômica e social.
Outros marcos importantes a serem incluídos no calendário escolar são o início e fim das atividades escolares, recessos e feriados programados, datas das avaliações periódicas, eventos escolares, férias, reuniões de pais e professores, atividades extracurriculares.
Dicas para fazer o planejamento anual
Quanto mais informações os gestores incluírem na hora de organizar o calendário escolar, melhor pais e alunos conseguem acompanhar as atividades propostas e se organizarem para terem um aproveitamento acadêmico melhor. Confira alguns conselhos para ajudar a montar esse planejamento.
Trace metas para o ano
Com a definição de objetivos específicos para o ano letivo, é mais fácil definir quais são as atividades e recursos necessários para alcançá-los. Dessa forma, o planejamento se torna mais direcionado e contribui para o crescimento sustentável do colégio.
Considere o desempenho em anos anteriores
Contar com dados e informações de desempenho podem ajudar no direcionamento de quais frentes a escola precisa se dedicar mais e ajudar a construir as metas para o ano. Também é uma chance de buscar alternativas para pontos de melhoria e fortalecer o posicionamento da marca do colégio.
Defina prazos alcançáveis
Cada meta e objetivo deve estar ligado a uma data fim, para ajudar no planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias. Contudo, esses prazos devem ser realistas e levar em consideração que atrasos ou imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante prever alguma flexibilidade na hora de organizar o cronograma escolar.
Delegue as responsabilidades
Concentrar todas as tarefas dentro de um setor pode sobrecarregá-lo, por isso, definir que responsabilidade cabe a qual área ajuda também no andamento das atividades. O time escolar precisa ter claro o que é esperado deles, para quando e de que forma.
Crie canais de comunicação
Utilizar as redes sociais e criar newsletter também são formas interessantes de relembrar a comunidade escolar de atividades que estão se aproximando. Também é uma oportunidade para reforçar as motivações por trás do que está sendo feito e diferenciar a escola.
Passo a passo para organizar o calendário escolar
- Análise do planejamento pedagógico
- Entenda as demandas e necessidades do público
- Utilize informações sobre o desempenho da escola no último ano para aprimorar as atividades
- Defina planos de aula com os docentes
- Escolha datas e metas para as principais atividades anuais
- Indique datas de férias, feriados, início e fim de atividades
- Programe rotinas também para a entrega de atividades e formação dos professores e equipe
- Discuta as propostas com a equipe interna
- Organize as atividades com cronogramas flexíveis
- Construa a grade horária
- Defina formas de atualizar todos sobre datas e ocasiões que se aproximam
Gostou do conteúdo? Compartilhe suas experiências de planejamento escolar nos comentários!
Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?
Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!