Metas e objetivos fazem parte da vida humana, independentemente de qual seja a área, pessoal ou profissional. Porém, é normal que exista uma confusão entre os termos, já que, inicialmente, eles podem parecer a mesma coisa ou, até mesmo, ter o mesmo propósito.
Entretanto, de forma prática e direta, as metas são projetos menores que devem ser feitos para atingir o foco principal e maior, que neste caso é o objetivo. Vamos a um exemplo prático: você quer faturar R$20mil em 4 meses com o seu novo negócio, dessa forma, suas metas serão de R$5mil por mês.
De toda forma, para garantir uma gestão eficiente, é preciso ter organização, disciplina e foco. E isso é ainda mais forte quando tratamos no cenário educacional.
Gestão escolar: qual a importância?
Aplicar metas e objetivos realistas no contexto escolar pode ser um pouco mais complexo do que parece, principalmente por esse ambiente envolver professores, alunos, pais, região, estrutura e cultura.
Falando sobre o último ponto, é preciso avaliar a visão e missão da escola, para que as metas estipuladas não sejam inconsistentes e nem sigam na contramão do que é previsto na base da instituição.
Porém, mesmo com a existência desses desafios, criar uma boa gestão escolar, com metas bem desenhadas e objetivos realistas, é muito importante e necessário, como comenta o economista Fernando Barão:
“Em qualquer empresa o trabalho de gestão deve passar pelo trinômio planejamento / controle / análise. É um trinômio que se retroalimenta, pois depois da análise deve vir sempre um novo planejamento. Esse exercício contínuo é o que dá o norte para a instituição. Um bom planejamento passa pela definição adequada das metas e dos objetivos a serem alcançados. Somente com métricas realistas será possível a gestão mensurar continuamente se o caminho percorrido está de acordo com a expectativa dos tomadores de decisão.”
De maneira geral, uma gestão bem estruturada é um recurso estratégico fundamental para que a escola tenha sucesso, principalmente pensando a longo prazo. Essa ação facilita o estabelecimento de indicadores de desempenho, assim como a identificação de gargalos que estejam atrapalhando a instituição.
Qual a melhor forma para trabalhar metas e objetivos?
Durante o processo de planejamento, existem fases e dicas que são primordiais para montar metas e objetivos realmente viáveis e que tenham relação concreta com o negócio. Dessa maneira, separamos os 3 principais pontos, são eles:
1 – Trabalhe junto da equipe pedagógica e administrativa
Ao pensar nos objetivos e nas metas da instituição, é importante contar com a participação dos professores e dos demais funcionários. Isso porque eles podem ter visões e opiniões diferentes, o que te fará enxergar novas perspectivas.
Quando os colaboradores estão informados sobre as mudanças e sobre o planejamento da instituição, a sua chance de sucesso aumenta, como melhor explica Fernando Barão:
“O desempenho de qualquer profissional depende de uma série de fatores – a maior parte deles proveniente da gestão feita pela empresa em que trabalha. Estar bem informado sobre o ambiente em que está inserido, quais são os objetivos e as estratégias adotadas e acompanhar seus ajustes ao longo do tempo são insumos da mais alta importância para que cada profissional possa estar totalmente engajado no trabalho, maximizando assim seu desempenho.”
Trabalhar o pertencimento dos funcionários também é uma meta necessária, principalmente para evitar a alta rotatividade dentro da sua escola. Quando sentem que fazem parte, os colaboradores tendem a ficar mais engajados e motivados.
2 – Utilize indicadores de desempenho
Metas, normalmente, estão atreladas aos KPIs (Key Performance Indicators), que são Indicadores-Chave de Performance, ou seja, métricas que avaliam se a organização está indo bem no seu planejamento.
Inclusive, os KPIs podem ser tanto operacionais quanto estratégicos, o que amplia ainda mais a chance de ser um auxiliar eficaz durante toda a gestão que será feita na instituição de ensino.
3 – Estude o mercado e os concorrentes
Fazer uma boa análise do mercado é importante para ter uma visão mais ampla do cenário competitivo no qual a instituição está inserida. Com isso, é possível perceber aspectos que podem fazer com que a escola cresça e se destaque, por exemplo:
- Quem são os concorrentes diretos;
- Quem são os concorrentes indiretos;
- Qual o ambiente econômico da região;
- Entre outros pontos.
A junção desses itens faz com que seja possível traçar metas mais assertivas e direcionadas, o que aumenta a chance de sucesso e eficácia.
Metas x objetivos: considerações finais
Por fim, conforme foi dito ao longo do conteúdo, as metas e os objetivos dentro do cenário educacional servem para definir e auxiliar os rumos que a instituição tomará ao longo do tempo.
Lembre-se que as ações não devem ser tomadas por meio de achismos e opiniões de pessoas de fora, elas devem ter como base um estudo e um entendimento de quem faz parte do dia a dia daquela instituição.
*Para saber mais sobre este tema, acesse e acompanhe AQUI o nosso webinar.