A sociedade tem se tornado cada vez mais digital e tecnológica. Com isso, acaba sendo comum que novas pautas sobre o assunto entrem em discussão, por exemplo, a utilização da tecnologia na Educação Infantil.
Inclusive, esse é um tema que gera bastante debate entre pais, educadores e especialistas, principalmente porque estamos falando sobre crianças pequenas, ainda nos anos iniciais da educação básica.
Porém, mesmo com o receio que engloba esse tema, é importante dizer que é possível sim utilizar a tecnologia na Educação Infantil, desde que isso seja feito de uma maneira cuidadosa e equilibrada com outras ações necessárias no dia a dia escolar, por exemplo:
- Atividades físicas;
- Interações sociais;
- Atividades lúdicas;
- Horário da alimentação;
- Horário do descanso.
Além disso, é extremamente necessário que, quando as tecnologias forem utilizadas, elas sejam educativas, seguras e apropriadas para a faixa etária das crianças – e essa ação depende de uma análise feita por todo o corpo docente envolvido na Educação Infantil.
Depois de escolher o melhor e mais seguro método de aplicação da tecnologia, aí sim será possível aproveitar todos os benefícios gerados por essa junção, por exemplo, o aumento do engajamento e o desenvolvimento de habilidades digitais nas crianças.
E para que seja possível desfrutar dos benefícios da tecnologia na Educação Infantil, é possível apostar em uma gama de ações, por exemplo:
- Aplicativos educacionais;
- Jogos interativos;
- Vídeos;
- Animações;
- Livros interativos.
Entretanto, independentemente da forma escolhida, é preciso ter atenção com o tempo que as crianças passam na frente das telas. Para isso, trabalhe com períodos reduzidos e fique sempre de olho para evitar que os alunos não percam o foco nos conteúdos da aula.
Para falar mais ainda sobre esse tema tão importante, convidamos a Assessora Pedagógica do Sistema Etapa, Danielle Barros!
Aproveite e conheça mais sobre os serviços tecnológicos disponíveis pelo Sistema Etapa para todas as escolas parceiras.