A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo oferecer direcionamento para um currículo escolar unificado para todo o país. No ensino de Matemática, de acordo com o texto, o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático.
Contudo, antes da fase em que o aluno deverá adquirir os conhecimentos e desenvolver as habilidades relativas ao letramento matemático, há objetivos relacionados à matemática na educação infantil que iniciam a série de conhecimentos a serem desenvolvidos para o saber matemático da educação básica.
Propondo atividades
Um dos grandes desafios de ser professor na Educação Infantil é a criação de atividades lúdicas que envolvam os pequenos aprendizes e apresentem noções que serão essenciais para um bom desenvolvimento acadêmico da criança a longo prazo.
Cada faixa etária apresenta uma série de características que devem ser levadas em conta pelos educadores e gestores na preparação de aulas e conteúdos. Como a capacidade de concentração e foco vai mudando conforme os alunos crescem, é preciso utilizar abordagens específicas para conseguir engajar os estudantes e fazer com que o processo de aprendizagem seja efetivo, de acordo com a idade.
Neste vídeo desenvolvido pelo Sistema Etapa, confira algumas sugestões de atividades para trabalhar a matemática na educação infantil, com base nos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular.
Maria Helena
Professora de matemática
Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?
Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!