A prova de Ciências Humanas no Enem
Ao longo dos anos, o Enem influenciou, de maneira positiva, o modo de construção das avaliações de vestibulares aplicados por muitas universidades brasileiras. A interpretação passou a ser mais exigida dos participantes e outras maneiras de estruturar os exames agora incluem, junto aos textos, gráficos, tabelas, imagens, entre outros recursos.
No Enem, a prova de ciências humanas costuma ser uma das mais cansativas por trazer muitos – e por vezes longos – textos. A maneira como o conteúdo é abordado no exame, exigindo interpretação e contextualização para a resolução das questões, influencia profundamente na preparação dos estudantes.
Contudo, as questões já seguem um modelo padrão consolidado e entender essa fórmula pode ajudar os vestibulandos a ter um aproveitamento melhor na avaliação, aperfeiçoar a capacidade de raciocínio e argumentação e, consequentemente, ingressar no ensino superior.
O impacto da avaliação do Enem
O bom resultado no Enem ajuda não apenas nas candidaturas às vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas se tornou um dos principais portais de ingresso às universidades nacionais e até as internacionais.
As escolas têm um papel fundamental no apoio e esclarecimento das características do Enem para ajudar os vestibulandos na preparação e entendimento das particularidades da prova de Ciências Humanas. Confira e compartilhe o vídeo do Sistema Etapa em que o professor Thomas Wisiak apresenta os pontos de atenção que o estudante deve ter durante a realização do exame.
Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?
Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!