Um debate comum dentro do cenário da Educação Infantil é sobre a aplicação ou não de avaliações. E isso ocorre pelo fato de serem crianças pequenas, no começo de sua jornada acadêmica, ou seja, alguns questionamentos entram em pauta:
- Será que é o momento correto para avaliações?
- Eles terão que fazer avaliações somativas?
- Não é uma carga muito pesada para eles?
- Entre outras questões.
Pois bem, ao contrário do que muitos podem pensar, as avaliações na Educação Infantil não devem ter como objetivo classificar ou rotular as crianças, mas sim fornecer informações para que os educadores possam compreender o desenvolvimento de cada criança, identificar suas necessidades e planejar intervenções pedagógicas.
Desse modo, nosso foco está na compreensão do desenvolvimento de alguns pilares fundamentais e como o professor pode observar para, então, registrar e documentar esse processo.
E para tratar ainda mais sobre essa proposta, a Assessora Pedagógica do Sistema Etapa, Crislaine Costa, trouxe dicas e ações que devem ser trabalhadas no ciclo. Confira!
Gostou do tema? Então, conheça ainda mais sobre a proposta utilizada pelo Sistema Etapa dentro do ciclo da Educação Infantil. CLIQUE AQUI!