“O ambiente de trabalho saudável é essencial para o sucesso na educação, seja para a qualidade do exercício do ensino do professor, seja para a capacidade de aprendizagem do aluno. Um bom ambiente físico e psicossocial, o senso de pertencimento, a corresponsabilização e o compartilhamento de atividades são essenciais nesse sentido. Além do acolhimento, recursos e serviços de suporte integrados com a escola, rede de apoio e comunidade. Tudo isso alinhado ao senso de propósito, da qualidade do ensino e de uma cultura de bem-estar escolar. Isso só é possível com um ambiente seguro e de apoio da comunidade, da direção, dos professores e também dos alunos. Um aspecto fundamental de monitoramento nesse sentido é a questão do clima escolar que focaliza relações entre professores, alunos, com gestão e demais funcionários, além de outros aspectos importantes para um ambiente de trabalho saudável. Esse monitoramento deve ser contínuo para promoção de um ambiente escolar positivo.”
Como bem explicado por Beto Carvalho, CEO SoulBeeGood / Pesquisador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental – CISM (FMUSP), um ambiente de trabalho saudável é capaz de criar uma atmosfera positiva, algo que não apenas aumenta a satisfação no trabalho, mas também contribui para o sucesso educacional.
Entretanto, para chegar até a concretização desse espaço de trabalho saudável, é preciso que algumas estratégias importantes sejam adotadas. Pensando nisso, separamos algumas dicas!
1 – Criar uma comunicação clara no trabalho
Estabelecer canais de comunicação abertos e claros entre a equipe administrativa, professores, funcionários e alunos é essencial. As pessoas devem se sentir à vontade e saber como expressar suas preocupações, ideias e feedbacks.
2 – Trabalhar com respeito e empatia
É importante promover uma cultura de respeito mútuo e de empatia entre todos os membros da instituição. Isso inclui não apenas respeitar opiniões e diferenças, mas também valorizar o bem-estar de cada um.
3 – Montar programas de desenvolvimento profissional
Sem dúvidas, é muito necessário criar oportunidades de desenvolvimento profissional para professores e funcionários. Isso não apenas melhora suas habilidades, mas também aumenta sua motivação e satisfação no trabalho.
4 – Reconhecer e valorizar
A atitude de reconhecer e valorizar os esforços e conquistas de professores e funcionários é algo que melhora bastante o ambiente de trabalho. O reconhecimento pode vir na forma de elogios, prêmios ou oportunidades de crescimento na carreira.
Considerações finais: ambiente de trabalho saudável
De maneira geral, criar um ambiente de trabalho saudável em uma escola requer esforços consistentes e contínuos de todos os envolvidos. Mas como cada pessoa pode atuar nessa melhoria? Beto Carvalho explica mais sobre isso:
“Se cada um faz o seu papel e há um alinhamento nesse sentido, fica muito mais fácil a construção de um ambiente de trabalho mais saudável. Nesse sentido, a gestão é fundamental para o fomento desta cultura. Assim como a atuação de outros profissionais que devem ter uma atuação significativa. Por exemplo, temos a Lei 13.935, que determina a presença de equipes multiprofissionais com serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica. O objetivo dessa atuação é no ‘desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais’. No entanto, dados do último censo escolar de 2022 apontam que o número de psicólogos dentro de escolas corresponde a apenas 0,05% do total de estudantes matriculados. Muitas vezes o cenário das escolas particulares também não diverge muito dessa realidade. Mais uma vez voltamos na questão da avaliação, interpretação e construção do clima escolar. Da qualidade das relações e fortalecimento da rede de apoio e estruturas de suporte que fomentam o pertencimento. Da clareza de regras, carga horária factível, e o profissional fazer a sua parte nesta construção, respeitando o ambiente e colegas, e em caso de dificuldade, sempre procurar ajuda.”