organizar o calendário escolar

A importância de  organizar o calendário escolar

Dentro da gestão escolar, o calendário oficial de atividades tem um papel extremamente relevante para alunos, professores e equipe pedagógica a se organizarem para o ano letivo, conseguirem cumprir metas educacionais e desenvolverem atividades de impacto dentro do processo de ensino-aprendizagem. 

Organizar o calendário escolar contribui para que as instituições de ensino consigam dimensionar o serviço oferecido, respeitando as exigências determinadas por lei em relação ao currículo escolar e, também, prevendo os momentos de integração de pais e responsáveis às ações da instituição, fortalecendo assim os laços entre família e escola. 

Entre outros benefícios desse planejamento, estão contribuir com a organização de recursos e logística da escola, auxiliar no cumprimento de prazos, alinhar expectativas sobre as atividades que serão realizadas, criar canais de comunicação e dar destaque a eventos e iniciativas propostas pela escola. 

Além disso, o calendário escolar também pode ajudar pais e responsáveis a decidir sobre a matrícula de um estudante, seja para entrar em uma nova instituição durante o ano letivo ou prosseguir os estudos na mesma. 

Como montar o calendário escolar

Antes de tudo, um dos pontos mais importantes a se pensar na hora de organizar o calendário escolar é observar as recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entre elas estão a carga horária mínima de 800 horas anuais, para o Ensino Fundamental, e 1.000 horas anuais para o Ensino Médio, distribuída no mínimo entre 200 dias, tendo certa flexibilidade e levando em consideração questões regionais como situação econômica e social. 

Outros marcos importantes a serem incluídos no calendário escolar são o início e fim das atividades escolares, recessos e feriados programados, datas das avaliações periódicas, eventos escolares, férias, reuniões de pais e professores, atividades extracurriculares. 

Dicas para fazer o planejamento anual 

Quanto mais informações os gestores incluírem na hora de organizar o calendário escolar, melhor pais e alunos conseguem acompanhar as atividades propostas e se organizarem para terem um aproveitamento acadêmico melhor. Confira alguns conselhos para ajudar a montar esse planejamento.

Trace metas para o ano

Com a definição de objetivos específicos para o ano letivo, é mais fácil definir quais são as atividades e recursos necessários para alcançá-los. Dessa forma, o planejamento se torna mais direcionado e contribui para o crescimento sustentável do colégio. 

Considere o desempenho em anos anteriores

Contar com dados e informações de desempenho podem ajudar no direcionamento de quais frentes a escola precisa se dedicar mais e ajudar a construir as metas para o ano. Também é uma chance de buscar alternativas para pontos de melhoria e fortalecer o posicionamento da marca do colégio.

Defina prazos alcançáveis

Cada meta e objetivo deve estar ligado a uma data fim, para ajudar no planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias. Contudo, esses prazos devem ser realistas e levar em consideração que atrasos ou imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante prever alguma flexibilidade na hora de organizar o cronograma escolar. 

Delegue as responsabilidades

Concentrar todas as tarefas dentro de um setor pode sobrecarregá-lo, por isso, definir que responsabilidade cabe a qual área ajuda também no andamento das atividades. O time escolar precisa ter claro o que é esperado deles, para quando e de que forma. 

Crie canais de comunicação

Utilizar as redes sociais e criar newsletter também são formas interessantes de relembrar a comunidade escolar de atividades que estão se aproximando. Também é uma oportunidade para reforçar as motivações por trás do que está sendo feito e diferenciar a escola. 

Passo a passo para organizar o calendário escolar

  1. Análise do planejamento pedagógico
  2. Entenda as demandas e necessidades do público
  3. Utilize informações sobre o desempenho da escola no último ano para aprimorar as atividades
  4. Defina planos de aula com os docentes
  5. Escolha datas e metas para as principais atividades anuais
  6. Indique datas de férias, feriados, início e fim de atividades 
  7. Programe rotinas também para a entrega de atividades e formação dos professores e equipe
  8. Discuta as propostas com a equipe interna
  9. Organize as atividades com cronogramas flexíveis
  10. Construa a grade horária
  11. Defina formas de atualizar todos sobre datas e ocasiões que se aproximam

Gostou do conteúdo? Compartilhe suas experiências de planejamento escolar nos comentários!  

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola? 

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais