A partir de 2022, o Ensino Médio adota novos parâmetros para o currículo escolar. Com uma proposta que leva em conta o preparo do aluno para a continuidade dos seus estudos no Ensino Superior, sua inserção no mercado de trabalho e sua localização num mundo repleto de informações e escolhas, o novo currículo exige diversas adaptações que impactam profundamente as escolas, independentemente do seu porte.

O que prevê o Novo Ensino Médio?

As principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio estão relacionadas a uma mudança na carga horária, uma nova estrutura da formação geral básica, com a adoção de itinerários formativos que aprofundam o conhecimento dos alunos de acordo com suas áreas de maior interesse, e a criação do Projeto de Vida, item obrigatório relacionado com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos.

A proposta é atender aos interesses individuais dos estudantes, complementando a formação universal com conhecimentos de interesse mais voltados às suas inclinações e aspirações. Por conta disso, a implementação do Novo Ensino Médio prevê frentes de abordagem sobre essas decisões para que os alunos possam refletir sobre o que desejam para o seu futuro e conhecer suas possibilidades, com o auxílio das escolas.

Se preparando para mudar

O processo de implementação do Novo Ensino Médio exigirá bastante organização e planejamento das instituições de ensino. Buscando contribuir com o trabalho dos educadores neste momento de transição, o Sistema Etapa preparou um e-book esclarecendo os principais pontos e mudanças que as instituições de ensino devem ficar de olho. 

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