rematrículas

Toda escola passa pelas campanhas de matrículas e, principalmente, de rematrículas, afinal, esse é o momento de garantir que os alunos continuem na instituição. Porém, isso vai além de encantar apenas os estudantes, é preciso atender também os responsáveis por eles.


Ademais, o ato de garantir a rematrícula dos alunos, é uma maneira de conquistar uma melhor previsibilidade financeira, assim como planejar com mais assertividade o próximo período letivo, como explica o Supervisor de Comunicação do Grupo Educacional Etapa, Paulo Rogério:

“Com base nas informações obtidas de seu mercado e também durante o histórico de suas campanhas de rematrícula, é possível a instituição ter uma ideia mais clara do número de alunos que permanecerão na escola e, consequentemente, saber quantas vagas estarão disponíveis para o próximo ano letivo. Além disso, essa previsibilidade também permite identificar possíveis problemas que podem ter impactado na retenção de alunos, por exemplo, questões pedagógicas, de infraestrutura ou de atendimento, e trabalhar para solucioná-las. Com essas informações em mãos, a instituição pode planejar ações e investimentos específicos para melhorar a qualidade do ensino e atendimento, visando aumentar a taxa de retenção de alunos. Também é possível identificar áreas em que a escola se destaca e trabalhar para consolidar esses pontos fortes, tornando-se mais atrativa para pais e alunos em potencial.”

Tendo em vista os pontos citados, cabe à instituição de ensino buscar estratégias eficientes para que a campanha de rematrícula, realmente, seja um sucesso. Afinal, melhor do que conquistar novos alunos, é manter aqueles que já são seus.

1. E-mail marketing

Em muitos casos, o e-mail acaba sendo deixado de lado, porém essa ferramenta é capaz de oferecer ótimos resultados, ainda mais pela personalização que oferece. Dessa maneira, o ideal é que ao longo do ano você vá montando uma base sólida de contatos dos responsáveis.

Então, assim que a campanha de rematrícula estiver perto de começar, você pode trabalhar com o disparo de mensagens explicando como funcionará o processo, bem como divulgando alguma condição especial que você tenha preparado para esse momento.

2. Redes sociais para incentivar as rematrículas

O universo das redes sociais é bem amplo, porém não é indicado apostar em todas ao mesmo tempo, já que você pode acabar gastando esforços demais em uma rede que o seu público não se interessa ou, até mesmo, não domina.

Dessa maneira, primeiro é preciso definir para quem será direcionada a sua mensagem. Se for para os responsáveis dos alunos, as redes mais indicadas podem ser o Instagram, o Facebook ou o LinkedIn; enquanto que para os alunos o ideal pode ser TikTok, Twitter ou Instagram.

Após saber onde divulgar a sua campanha de rematrícula, aposte em conteúdos mais direcionados para a rede escolhida, por exemplo, textos, imagens estáticas, vídeos ou enquetes interativas.

3. Anúncios no Google podem ajudar nas rematrículas

Passando para a terceira dica, muitas pessoas podem acreditar que o Google sirva apenas como uma fonte de pesquisa, porém o buscador vai muito além disso. Com ele, você pode conquistar um forte aliado para a sua campanha de rematrícula.

O mecanismo de busca também pode funcionar como um portal para anúncios, o qual você paga para que sua divulgação atinja o público certo – e é aí que entra, novamente, a necessidade de saber exatamente quem é o seu público-alvo e quais os interesses dele.

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4. Não se esqueça de engajar os alunos

Por último, essa é uma dica que você pode aplicar em todos os conteúdos produzidos. Dessa maneira, aproveite que a geração atual gosta de curtir, comentar e compartilhar materiais, assim crie posts virais e aposte em conteúdos que estão em alta.

Trabalhar o engajamento de materiais é uma forma de manter sua instituição de ensino em destaque, principalmente para que no momento da rematrícula a sua escola seja lembrada e, claro, escolhida. Inclusive, isso pode auxiliar também nas matrículas novas. 

Considerações finais

Implementar estratégias de marketing pode fazer uma grande diferença nas campanhas de rematrículas da sua instituição de ensino. Desde a criação de conteúdo, até a utilização de plataformas de mídia social.

Ao compreender a importância do marketing na rematrícula e aplicar estratégias adequadas, as instituições podem construir um relacionamento sólido com seus alunos e promover a continuidade dos estudos, como reforça Paulo Rogério:

“Ter um relacionamento com os alunos e com os pais contribui para a fidelização da família. Essa proximidade permite que a escola identifique de forma mais rápida possíveis problemas e pontos de melhoria que podem contribuir para o aumento da retenção de alunos e também para o desenvolvimento de oportunidades para processo de captação de novos alunos.”

Por fim, ao seguir as dicas mencionadas neste texto, as instituições de ensino podem aprimorar sua abordagem de marketing, aumentar a taxa de rematrícula e fortalecer seu relacionamento com os estudantes, resultando em um ambiente acadêmico próspero.

Lembre-se de adaptar as estratégias de marketing às necessidades e características da sua instituição para obter os melhores resultados possíveis na campanha de rematrícula.