Tudo o que você precisa saber sobre a principal e mais tradicional olimpíada científica do mundo

A Olimpíada Internacional de Matemática, conhecida internacionalmente pela siga IMO (international mathematical olympiad) é considerada a mais importante competição acadêmica no mundo. Além de ser a mais antiga das olimpíadas científicas, ela é a responsável direta por disseminar a cultura das disputas de conhecimento por todo o planeta.

Mas, você sabe como ela foi criada e por que, depois quase 70 anos, continua sendo disputada quase que ininterruptamente? No artigo de hoje, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a IMO, sua origem e o que fazer para participar das próximas edições.

O que é a IMO – Olimpíada Internacional de Matemática?

A Olimpíada Internacional de Matemática é uma competição de conhecimento voltada para alunos do Ensino Médio de todo o mundo! Ela acontece anualmente desde o ano de 1959 e, com exceção do ano de 1980, é disputada de forma ininterrupta.

Sua origem oficial é atribuída aos reinos da Romênia e da Hungria, que promoviam competições interescolares de matemática entre alunos do Ensino Médio desde o final do século XIX. Atualmente, mais de 100 países de todo o mundo participam da competição, responsável por revelar talentos e nomes de extrema importância para o mundo acadêmico todos os anos.

Se você quiser saber mais sobre a história da IMO, e das Olimpíadas Científicas de forma geral, temos um artigo completo em nosso blog dedicado ao tema. Para acessá-lo, basta clicar no link abaixo:

Como funciona a IMO?

O formato de disputa da IMO é basicamente o mesmo desde o ano da sua criação. Cada país pode enviar uma delegação composta por 6 competidores, menores de 20 anos e que não estejam cursando qualquer universidade.

As provas consistem em 6 problemas matemáticos que possuem um valor igual de 7 pontos e são divididos em dois dias de competição, com quatro horas e meia de duração em cada. Os temas podem ser de qualquer área da matemática do ensino médio, como teoria dos números, geometria, análise combinatória e álgebra.

A distribuição das medalhas e feita de forma proporcional, conforme a classificação e pontuação dos alunos, sendo que as medalhas de ouro são distribuídas para os 8,3% melhores, as de prata para os 16,7% melhores e as de bronze para os 25% melhores. 

Participantes que não ganharem medalha, mas atingirem 7 pontos em um problema, também são premiados com uma menção honrosa. Além disso, prêmios especiais podem ser distribuídos para competidores que resolverem problemas de forma perfeita.

Quais os maiores vencedores da IMO?

Assim como os jogos olímpicos esportivos, a IMO não tem um campeão oficial, sendo que a distribuição das medalhas é feita de forma individual, por aluno, independente de sua nacionalidade. Ainda assim, há um ranking com os países que conquistaram o maior número de medalhas por edição que, atualmente, está da seguinte forma:

1º – China: 24 “Títulos”

2º – Rússia: 14 “Títulos”

3º – Estados Unidos: 9 “Títulos”

4º – Hungria: 6 “Títulos”

5º – Romênia: 5 “Títulos”

A melhor classificação do Brasil na IMO aconteceu na edição de 2020, na Rússia, onde alcançou o 10º lugar geral com uma medalha de ouro e cinco de prata. Vale destaque também a participação da edição de 2022, na Noruega, quando trouxemos para casa 2 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, alcançando a 19ª posição no geral.

Quando será a próxima edição da IMO?

A 67ª edição da IMO está prevista para acontecer entre os dias 10 e 20 de julho em Xangai, na China. Esta será a segunda vez que o país recebe a competição – em 1990, o torneio foi disputado em Pequim.

Marco Aurelio Nogueira D’Emidio (medalha de prata) e Felipe Makoto Shimamura Silva (medalha de ouro) representaram o Sistema Etapa na delegação brasileira da IMO em 2024

Por que participar da IMO?

Os alunos que participam da IMO, assim como outras olimpíadas do conhecimento, conquistam diversos benefícios que podem estender-se por toda a sua vida. Um dos principais, é o destaque no currículo, que pode ser um enorme diferencial para alunos que queiram ingressar em carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, entre outras.

Além disso, muitas universidades no Brasil e no Mundo reservam bolsas de estudo integrais para medalhistas de competições de conhecimento e, em especial, a Olimpíada Internacional de Matemática. Algumas delas são: USP, Unicamp, Unesp, UFABC, Unifei e UFMS.

Como participar da IMO?

Os critérios para a participação na Olimpíada Internacional de Matemática variam de acordo com cada país. No Brasil, a escolha é feita pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM com base nos resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática do ano anterior.

As escolas parceiras do Sistema Etapa têm acesso a um programa específico de desenvolvimento que busca estimular a participação dos jovens em competições de conhecimento a partir do Ensino Fundamental, com as apostilas Despertar Olímpico. Além disso, promovemos competições interescolares próprias, como a Olimpíada do Sistema Etapa e a Olimpíada do Conhecimento Etapa, que contribuem na introdução da cultura das olimpíadas científicas entre seus alunos. Para saber mais sobre esses torneios, acesse o link abaixo:

+Olimpíadas acadêmicas como instrumento de transformação

Conte com o auxílio do Sistema Etapa para introduzir a cultura das Olimpíadas Científicas em sua escola

O Sistema Etapa é um sistema de ensino que atende escolas privadas de todo o Brasil, por meio do fornecimento de material didático impresso e digital para o ensino básico – da Educação Infantil ao Ensino Médio – e serviços exclusivos.

Há mais de 30 anos no mercado, faz parte do Grupo Educacional Etapa, composto por gráfica própria, faculdade, curso pré-vestibular e pelo Colégio Etapa – o grande laboratório do Sistema Etapa – líder em aprovações nas melhores universidades nacionais e do exterior e em conquista das melhores colocações em olimpíadas culturais. 

Para saber como iniciar uma parceria com nosso sistema de ensino, acesse o site https://www.sistemaetapa.com.br/vem-ser-etapa, preencha o formulário e agende uma conversa conosco.