Por que participar de Olimpíadas do Conhecimento?

Olimpíadas do conhecimento, científicas ou culturais, são diferentes nomenclaturas para uma mesma finalidade: promover uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento global das crianças e dos adolescentes. 

Ao participarem dessas competições os alunos aprimoram competências e habilidades pessoais e acadêmicas. O evento é uma excelente oportunidade para aprofundar os estudos nas mais diversas áreas.

Neste texto você encontrará informações sobre:

  • Qual a importância das Olimpíadas do Conhecimento?
  • Promovendo o aprendizado e conectando pessoas talentosas
  • Conheça as principais Olimpíadas Científicas existentes.
  • Como participar de Olimpíadas Científicas?
  • 7 motivos para participar de Olimpíadas do Conhecimento.

Qual a importância das Olimpíadas do Conhecimento?

São atividades extracurriculares que abrangem temáticas específicas ligadas às disciplinas do Ensino Básico. Podem envolver a realização de experimentos e a discussão de temas atuais importantes.

As competições estimulam  o conhecimento científico em diferentes áreas e contribuem para o aprimoramento da qualidade da educação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.  “Há muitos tipos de olimpíada, com abordagens e propostas bem diferentes entre si. No caso dos torneios voltados para as crianças e os adolescentes, o intuito é aumentar o interesse pelos conteúdos acadêmicos, desse modo, as olimpíadas estudantis são uma forma de mostrar para esse público que o conhecimento acerca de uma disciplina pode ir além”,  explica Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa.

As instituições de ensino que incentivam a participação nessas competições também são beneficiadas, uma vez que as competições oferecem o contato com novas abordagens para as matérias do currículo e recentes descobertas científicas. Enfim, oportunidades únicas de atualização para os professores.

Promovendo o aprendizado e conectando pessoas talentosas.

A participação em competições científicas promove uma série de habilidades pessoais e acadêmicas. O professor Edmilson Motta comenta que as competições nacionais e internacionais são uma oportunidade para os candidatos mais talentosos darem os primeiros passos em direção a futuras aplicações de seus conhecimentos em determinada área de pesquisa ou até no mercado de trabalho. “Inclusive, muitos medalhistas olímpicos se tornaram cientistas, empreendedores e profissionais de extremo destaque. A maioria dos vencedores recentes da Medalha Fields, que é considerada o Prêmio Nobel da Matemática, foram condecorados na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), por exemplo.”, destaca.

Como ressaltado, a participação em Olimpíadas do Conhecimento vai além das medalhas, prêmios e diplomas. As competições proporcionam a estudantes e professores a possibilidade de expandir os seus saberes e técnicas, além de conhecerem pessoas com interesses similares de outros municípios, estados e até países. 

Conheça as principais Olimpíadas Científicas existentes

As Olimpíadas do Conhecimento ganharam visibilidade nas últimas décadas. A primeira competição científica brasileira foi a de Matemática, criada em 1979.  E a participação do Etapa vem desde essa época.

Hoje já existem torneios de todas as disciplinas,as mais conhecidas são: Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP),entre outras, conforme imagem acima.

Como participar de Olimpíadas Científicas?

Para participar das competições culturais é importante conhecer o regulamento de cada uma delas. São diferentes tipos de provas, individuais ou em grupo e as respectivas organizações definem os critérios das avaliações e como deve ser feita a classificação dos participantes.

Os torneios de Física, por exemplo, costumam ter provas práticas ou teóricas por meio das quais são definidos os convocados para a etapa seguinte e a classificação final dos competidores. Nesse modelo, os estudantes são premiados individualmente. Porém, é possível encontrar competições de Física com provas em grupo, como o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT).

Com uma melhor compreensão sobre a dinâmica das competições, é possível seguir para o próximo passo e fazer a inscrição na competição. Em algumas delas é necessário solicitar ajuda de um coordenador ou responsável pela área pedagógica.

7 motivos para participar de Olimpíadas do Conhecimento

Existem Olimpíadas do Conhecimento para todas as idades e habilidades. Ideal para alunos exigentes que se sentem motivados por desafios, essas competições são uma excelente oportunidade para ampliar o engajamento dos estudantes nas disciplinas em que eles tiverem maior habilidade.

Sendo assim, separamos mais alguns argumentos que incentivarão a participação em Olimpíadas Culturais. 

1.Desafios que geram boas oportunidades

As provas trazem ensinamentos valiosos, o principal deles é a possibilidade de aprofundar muito os conhecimentos caso se esteja disposto a superar desafios. Ao participar de uma competição científica, os estudantes são estimulados a buscarem conhecimentos além dos que estão acostumados, para poderem disputar com os melhores estudantes do país. 

2.Ampliar a rede de contato e fazer novas amizades

Em uma Olimpíada Científica tanto os estudantes, quanto os professores terão a oportunidade de interagir e conhecer pessoas de diferentes regiões.

3.Aprender coisas novas e descobrir afinidades com temas distintos

Os alunos que participam de competições científicas estão sempre buscando novos conhecimentos. Para ser um candidato bem-sucedido é fundamental ter muita curiosidade e vontade de descobrir assuntos e disciplinas diferentes.

 4. Melhorar o desempenho acadêmico

Nem só de medalhas e troféu vive um estudante que participa de Olimpíadas Científicas. Com a participação nessas competições, as notas e desempenho acadêmico melhoram significativamente.

5. Vagas nas principais universidades do país e em universidades estrangeiras

Recentemente, algumas das melhores universidades do Brasil lançaram as chamadas vagas olímpicas. Essa oportunidade oferece condições especiais de ingresso de estudantes premiados em competições culturais nacionais e internacionais.Além disso, as mais destacadas universidades internacionais valorizam a participação em tais concursos.

6.Excelente treino para o Enem e vestibulares

As provas de Olimpíadas Científicas, nas suas diversas modalidades, ajudam também na preparação dos alunos para os principais exames como o Enem e vestibulares.

7.Diferenciais competitivos

As longas horas de estudos e todo trabalho terão sua recompensa. Com todos os conhecimentos adquiridos e habilidades para solucionar problemas, o estudante olímpico costuma conseguir transferir tais aprendizados para a sua vida pessoal/profissional.