Atividades de matemática do 6º ao 9º ano

A matemática costuma ser encarada como a matéria mais desafiadora para muitos estudantes, percepção que pode gerar obstáculos para que gestores educacionais e professores assegurem um processo de aprendizagem efetivo, desde o início  do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece, para a matemática do 6º ao 9º ano, álgebra, geometria, grandezas e medidas, e probabilidade e estáticas como unidades temáticas essenciais a partir das quais serão trabalhadas as habilidades e os conhecimentos matemáticos específicos. Mas como ficam distribuídos os conteúdos didáticos ao longo de todas as séries?

Assista agora ao vídeo em que o coordenador pedagógico do Grupo Etapa Edmilson Motta apresenta a organização temática da matemática do 6º ao 9º ano, como os conteúdos devem ser trabalhados nos anos finais do ensino fundamental, entre outros princípios estabelecidos agora para o ensino dessa disciplina. 

Prof. Edmilson Motta
Professor e Coordenador Pedagógico do Grupo ETAPA

Matemática na BNCC  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo oferecer direcionamento para um currículo escolar unificado para todo o país. No ensino de Matemática, de acordo com o texto, o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. 

O letramento matemático é “definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas”, detalha a BNCC. 

Além de compreender as fórmulas matemáticas, os objetivos previstos para a matemática no ensino fundamental são o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, criar um incentivo ao espírito de investigação e fomentar a capacidade de produzir argumentos convincentes, por meio de demonstrações matemáticas. 

A BNCC ainda divide o currículo entre Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, e Ensino Fundamental – Anos Finais, do 6º ao 9º ano. Cada etapa conta uma série de conhecimentos que devem ser desenvolvidos e que serão utilizados para a construção do saber matemática nas próximas fases. 

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