planejamento

Existem diversos pilares que sustentam uma boa instituição de ensino, por exemplo, a cultura, a missão, a visão, os valores e, é claro, um bom e completo planejamento envolvendo todas as áreas da escola, como melhor explica o economista Fernando Barão:


“Planejamentos que não são feitos considerando todas as áreas da instituição correm o risco de afundar por conta de furos não percebidos no casco. Esse é um aspecto até intuitivo: como garantir a rigidez do planejamento, se algumas áreas foram deixadas de fora? Mas há também o aspecto da gestão de pessoas: quando todos têm alguma participação em uma decisão, a chance de ela ter sucesso fica muito maior.”

Então, quando existe uma gestão bem organizada, torna-se possível propor metas, analisar resultados e pensar em soluções para problemas ou obstáculos que apareçam no meio do caminho.

Com isso, é possível perceber a importância de contar com um planejamento completo, principalmente para que a escola continue com um bom funcionamento. Mas para ampliar ainda mais esse entendimento, separamos alguns dos benefícios desta ação.

1 – Ajuda nas tarefas do dia a dia escolar

Um bom planejamento é aquele que passa constantemente por revisão, já que ele precisa sempre fazer sentido com as ações que acontecem na rotina escolar, indo desde a capacitação pedagógica até a aplicação didática para os estudantes. 

Imagine só uma estratégia que não leve em conta o dia a dia e as funções que são executadas? Sem dúvidas, seria algo sem propósito e sem funcionalidade, já que dificilmente seria colocado em prática corretamente.

2 – Planejamento gera equipes mais integradas

Para que o planejamento faça sentido, todas as áreas da escola devem ser pensadas, gerando, assim, uma maior integração entre os times. De nada adianta pensar em estratégias envolvendo dois setores se eles não conversarem.

Desse modo, é importante que haja diálogo e interação entre todos os componentes da equipe pedagógica, para facilitar a descoberta de problemas na estrutura da instituição, bem como para que seja mais fácil pensar em soluções.

3 – Melhora o desempenho escolar dos alunos

Por último, mas longe de ser o menos importante, o desempenho escolar dos alunos também entra em jogo quando falamos sobre um bom planejamento. Essa é uma das maiores provas de eficácia ou não do que foi estruturado.

Planejamentos qualificados permitem, por meio das metas pensadas, que seja possível avaliar o desempenho dos alunos e organizar ações para seu aprimoramento. Ou seja, ficará mais claro o entendimento de como foi o trimestre, semestre, etc. e como será o próximo. 

planejamento

Planejamento: considerações finais

Ao estabelecer metas claras, identificar recursos necessários e antecipar potenciais desafios, os educadores podem criar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos. 

O planejamento cuidadoso permite a adaptação de estratégias de ensino, a implementação de intervenções eficazes e a avaliação contínua do progresso. Ou seja, instituições que investem em planejamentos podem se destacar frente à concorrência, como explica Fernando Barão:

“Como o grau de competitividade do nosso mercado vem crescendo de forma acelerada, não existe mais espaço para escolas fazerem sucesso sem um bom planejamento. É como querer que um barco sem bússola vença uma regata contra um barco com bússola. Saber o caminho que se quer percorrer queima etapas, aproveita sinergias, engaja a equipe, aumenta a produtividade. Não é mais possível prescindir disso tudo no mercado atualmente.”

Por fim, investir tempo e esforço em um planejamento adequado não apenas maximiza as oportunidades de sucesso, mas também fortalece o sistema educacional como um todo.

*Para saber mais sobre este tema, acesse e acompanhe AQUI o webinar da última quarta-feira (16/8).