Incluindo o conteúdo de astronomia nas aulas de física

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a Astronomia participa dos conteúdos previstos para Ciências da Natureza e suas Tecnologias com o desenvolvimento de alguns assuntos previstos nas unidades temáticas “Terra e Universo” e “Matéria e Energia”.

Dentro do processo pedagógico, ainda mais em tempos de aulas remotas e com o estímulo à utilização de tecnologias digitais, é importante complementar as aulas com conteúdos diversificados e que atraiam a atenção dos estudantes para além das cobranças de provas e vestibulares. 

Encontrar materiais interessantes e de credibilidade para utilizar em sala de aula é uma tarefa que demanda tempo e dedicação, principalmente para áreas muito específicas, como a astronomia. 

O site do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas traz materiais que enriquecem a aprendizagem da física e o conteúdo entregue aos seus alunos. Consulte em: www.iag.usp.br.

Confira mais detalhes sobre a dica que Alexandre Lopes, Coordenador de Física do Grupo Etapa, escolheu neste vídeo e como os professores podem enriquecer as aulas de Ciências com materiais diferenciados e com respaldo científico com foco na astronomia. 

Prof. Alexandre Lopes
Coordenador de Física do Grupo Etapa

Esse conteúdo foi retirado do Encontro de Atualização para Professores de 2021, evento realizado pelo Sistema Etapa exclusivamente para parceiros.  

O que são os Encontros de Atualização para Professores?

Ainda que seu papel seja o de ensinar, um educador também deve ser um eterno aprendiz. E os melhores professores sempre se mantêm informados e acompanham novidades para conseguir prestar um bom serviço, alinhado com práticas pedagógicas reconhecidas e efetivas.

Com o propósito de atualizar os educadores das escolas parceiras, o Sistema Etapa realiza os Encontros de Atualização para Professores, evento anual que oferece trocas de informações, palestras com especialistas em diversas temáticas e orientações que contribuem com o trabalho dos gestores e professores nas instituições de ensino.

Nos encontros, os participantes compartilham novas ideias e discussões do mundo educacional, trocam informações sobre o material didático, além de aprender com grandes palestrantes.

Quer conhecer outros recursos que podem alavancar o potencial da sua escola?

Conheça o Sistema Etapa, nossos produtos e confira nossas redes sociais!